Você está lendo...
Tiggo 9 aparece sem disfarces e será novo SUV topo de linha da Chery
Mercado

Tiggo 9 aparece sem disfarces e será novo SUV topo de linha da Chery

Maior e mais luxuoso que o Tiggo 8 Pro Hybrid, Tiggo 9 estreia ainda em 2022 na China e deve chegar no Brasil para brigar com Jeep Commander

João Del Arco, Especial para o Jornal do Carro

01 de dez, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Chery Tiggo 9
Chery Tiggo 9 é o SUV topo de linha da marca chinesa e deve vir ao Brasil até 2024
Crédito:Autohome China

A escadinha dos SUVs da família Tiggo, da Chery, vai ganhar um degrau na parte superior, de olho em rivais como Jeep Commander. O Tiggo 9 – cujo codinome interno é T26 – será o maior e mais luxuoso utilitário da gama. Ao longo de 2022, o novo SUV foi visto por diversas vezes em testes até a revelação no fim de outubro, ainda sob forte camuflagem. Agora, a novidade são os flagras feitos na China que mostram como é o Tiggo 9.

O visual é mais chique que o dos irmãos menores. Na dianteira, destaque para a grade octogonal, com contorno e filetes cromados, e para os faróis estreitos, que lembram os do Audi Q7. Ou seja, na medida para o mercado chinês, que é um ávido consumidor de SUVs grandes. Na parte inferior do para-choques, a imponente entrada de ar é contornada por uma moldura em formato de “C” nas extremidades da peça. O recurso realça a impressão de largura.



Chery Tiggo 9
Autohome China

Publicidade


Maior que Tiggo 8 e Commander

Inclusive, o Tiggo 9 não só parece como é avantajado. A imprensa chinesa aponta que o novo SUV terá 4,78 metros de comprimento e largura na casa de 1,92 m. São medidas maiores que os 4,76 m e 1,85 m do Jeep Commander, por exemplo. Nas laterais, destaque para as maçanetas retráteis, cada vez mais presentes em modelos de luxo. Na traseira, as lanternas são horizontais e se conectam por uma barra que percorre a tampa e abriga o nome Chery.

Chery Tiggo 9
Autohome China

Interior de Mercedes-Benz

O flagra feito na China também revela o interior. Se por fora a inspiração veio de modelos da Audi, por dentro, a semelhança é com os Mercedes-Benz. O painel tem uma grande tela curva que integra o quadro de instrumentos e a multimídia. A parte superior é coberta aparentemente com couro, enquanto, mais abaixo, ficam três difusores centrais em formato retangular – bem ao estilo do Mercedes GLE. Da mesma forma, há botões de ajuste elétricos dos bancos dianteiros nas portas.


Chery Tiggo 9
Autohome China

Na China, o Tiggo 9 terá versões com 5, 6 e 7 lugares, mas a Chery ainda não deu mais detalhes. Essas opção irão variar de acordo com o mercado. Já a mecânica promete oferecer opções potentes. Uma das apostas é um motor 2.0 turbo com 260 cv que pode ter conjunto híbrido plug-in. Recentemente, a Caoa Chery eletrificou todos os veículos à venda no Brasil. E, dessa forma, o mais provável é que o Tiggo 9 trilhe o mesmo caminho e venha híbrido ao País.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Caoa Chery Tiggo  5X  PRO
Oferta exclusiva

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.