É esperada para o Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro, a apresentação da versão esportiva do Volkswagen Tiguan. O modelo tem sido flagrado frequentemente em testes na Europa, inclusive no Autódromo de Nurburgring, no mesmo país.
A versão esportiva deverá ser batizada de Tiguan R. Ela vai se reunir a outros carros que já levam essa assinatura, como o Golf e o T-Roc.
A versão R do T-Roc foi apresentada recentemente. Este SUV tem pegada um pouco mais esportiva que a do T-Cross, que é mundial e está em fase de lançamento – inclusive no Brasil (leia mais abaixo).
Detalhes sobre o Tiguan R
O modelo deverá ter o mesmo motor 2.0 de quatro cilindros da versão R-Line, a topo de linha no Brasil. Nesta configuração, o propulsor turbo gera 220 cv.
Já no Tiguan R, a expectativa, de acordo com rumores da imprensa europeia, é de que a potência seja superior aos 400 cv entregues pelo Golf R Plus. O modelo deverá trazer câmbio DSG, automatizado de duas embreagens.
Além do SUV médio, a expectativa é de que outros dois modelos da Volkswagen recebam versão R. Um deles deverá ser o sedã Arteon.
Vídeo: Teste do VW T-Cross 1.0 turbo (200 TSI)
SUVs no Brasil
A ofensiva de lançamentos de SUVs da Volkswagen no Brasil ganha força com a chegada do T-Cross, que é feito em São José dos Pinhais (PR). Porém, começou no ano passado, com o lançamento da nova geração do Tiguan.
Depois do T-Cross, virão outros cinco modelos, entre SUVs e crossovers. Um deles é o Tarek, que será feito na Argentina e posicionado entre o T-Cross e o Tiguan. O alvo é o Jeep Compass.
Haverá ainda um SUV menor que o T-Cross. Trata-se do T-Track, a ser produzido em Taubaté. Em São Bernardo do Campo (SP), a Volkswagen fará um crossover baseado no Polo.
Veja também: Os SUVs mais vendidos em março