A Toyota confirmou a vinda do hatch Corolla GR ao Brasil. A marca acaba de publicar imagens do modelo inédito no País em suas redes sociais. Na legenda, a empresa confirma a estreia para 2023. O hatch, que também será vendido na Europa e na América do Norte, recebeu atualizações feitas pela divisão esportiva Gazoo Racing. Assim, o novo Corolla GR será rival do Honda Civic Type R, também confirmado para o Brasil.
Conforme noticiado pelo Jornal do Carro, além do visual, o hatch terá respostas bem apimentadas. Isso graças ao motor 1.6 turbo de três cilindros a gasolina, que já está no Yaris GR. No entanto, no Corolla, ele traz alterações e ganhou o nome ”G16E-GTS”. Como resultado, gera 304 cv de potência e 37,7 mkgf de torque. O câmbio será manual de seis marchas.
Vale dizer que o hatch médio traz vários itens para garantir respostas esportivas. Nesse sentido, colabora a tração integral GR-Four, que também está no Yaris GR. No geral, o sistema é ajustável na entrega de força entre o eixo dianteiro e o traseiro. As opções são 60-40, 50-50 e 30-70. Ou seja, a distribuição de torque pode variar de acordo com a preferência do motorista.
Outras modificações
Até o momento, a Toyota não divulgou os dados de desempenho do hatch esportivo. Contudo, o carro também traz reforços na estrutura da plataforma TNGA-C. Bem como nos freios e na suspensão. Assim, de acordo com a marca, houve melhorias no comportamento em diferentes terrenos. Da mesma forma, a estabilidade em curvas foi ampliada. Por fim, a Toyota instalou capô e painéis feitos de alumínio. Como resultado, o peso total do carro é de 1.474 kg.
Design robusto
Além da proposta mais agressiva, o hatch ganhou pegada moderna, assim como os demais modelos da linha GR. Na dianteira, o destaque é o capô com vincos e linhas encorpadas. O para-choque é novo e a grade maior tem desenho em forma de colmeia. Há também uma grande entrada de ar.
Nas laterais, chamam a atenção as rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento preto brilhante. Segundo a Toyota, os pneus são Michelin Pilot Sport 4 235/40 R18. Há ainda saias com o emblema ”GR-Four”. Na traseira, além do defletor de ar a marca instalou novas saídas de escape e um difusor integrado ao para-choque.
Na cabine, o GR Corolla agrada. Os bancos têm pegada esportiva, costuras em tom cinza e o logo ”GR” gravado nos encostos de cabeça. O volante é novo e a alavanca de câmbio, curta. Outro destaque é o sistema de som com seis alto-falantes. A cabine traz ainda carregador de celular por indução e central multimídia com tela de 8 polegadas. A do painel digital tem 12,3”.
Tecnologia embarcada
A lista de recursos do GR Corolla é ampla. Além disso, traz tecnologias de assistência ao motorista. Nesse sentido há Toyota Safety Sense 3.0, que inclui um sistema de pré-colisão com detecção de pedestres. Bem como alerta de saída involuntária de faixa com assistente de direção e rastreamento de pista. Há também controle de velocidade de cruzeiro dinâmico, farol alto automático e assistente de sinalização de trânsito.
No mais, o pacote inclui alerta de ponto cego, de tráfego cruzado na traseira e auxílio de saída em rampa. Outro item interessante é a isenção da assinatura do Toyota Safety Connect por um ano. Portanto, o carro fornece notificação automática em caso de colisão, assistência de emergência e na estrada. Além disso, há serviço de localização de veículos roubados e furtados.
Preço para poucos
Por ora, a Toyota não revelou informações sobre preços. No entanto, nos Estados Unidos, o hatch vai ser vendido por cerca US$ 35 mil. Ou seja, uns R$ 170 mil na conversão direta, sem impostos. No mercado norte-americano, o modelo terá versões. A de entrada será a Core e a de topo, Circuit Edition.
Seja como for, no Brasil o hatch Corolla GR deverá ter preço ainda mais salgado. Assim, a expectativa é de que a tabela fique na faixa dos R$ 250 mil.