As vendas de carros híbridos no Brasil vêm registrando crescimento mês a mês. Isso se deve, portanto, à chegada de mais lançamentos ao mercado nos últimos meses. A Toyota já lidera os emplacamentos desse tipo de veículo no País com bastante folga desde 2018, quando lançou o Corolla sedã com motorização híbrida flex, o primeiro do tipo no mundo.
Ainda assim, quem de fato caiu nas graças do público foi o Toyota Corolla Cross. O modelo é o híbrido mais vendido do País, com 566 unidades comercializadas no acumulado do nono mês do ano, conforme aponta a lista de emplacamentos divulgada nesta semana pelo site Use Elétrico. De acordo com o levantamento, as comercializações foram computadas entre os dias 1 e 26 de setembro.
A Caoa Chery também começa a aparecer nas primeiras posições após o lançamento da sua gama eletrificada. O ranking preliminar dos híbridos de setembro comprova o avanço da marca na categoria. Aliás, o amplo domínio de Toyota e Caoa Chery é notável. Na lista, as duas ocupam as cinco primeiras posições. A chinesa tem como destaque o Tiggo 8 Pro, que é híbrido plug-in (recarrega em tomadas). O vice-campeão, dessa forma, registrou 473 unidades vendidas.
1º) Toyota Corolla Cross – 566
2º) Caoa Chery Tiggo 8 Pro H – 473
3º) Toyota Corolla – 418
4º) Caoa Chery Tiggo 5X Pro – 298
5º) Caoa Chery Tiggo 7 Pro – 241
6º) Volvo XC60 – 175
7º) Kia Niro – 144
8º) Audi Q5 Sportback – 134
9º) Kia Sportage – 92
10º) BMW X5 – 86
11º) Toyota RAV4 – 80
12º) Volvo XC90 – 80
13º) BMW 330e – 78
14º) Land Rover Discovery Sport – 69
15º) Kia Stonic – 66
Kia Niro é surpresa
Na lista, a maior surpresa – sem contar as boas vendas de Toyota e Caoa Chery, bem como a bem posicionada Volvo – é o sétimo lugar conquistado pelo Kia Niro. O SUV teve 144 entregas.
Cabe lembrar que o Kia Niro nem sequer chegou às ruas. Entretanto, o SUV (nas lojas a partir da primeira semana de outubro), já está disponível no site da marca sul-coreana. Para enfrentar o líder do segmento (Corolla Cross), o novato traz sistema híbrido que combina o motor 1.6 a gasolina e um propulsor elétrico. Juntos, geram 141 cv de potência e 27 mkgf e torque. Por fim, o é câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas. Os preços partem de R$ 204.990 – quase R$ 5.000 acima do adversário.