Você está lendo...
Toyota faz recall de 1,12 milhão de veículos por falha no airbag
Manutenção

Toyota faz recall de 1,12 milhão de veículos por falha no airbag

Recall realizado pela Toyota contempla ampla gama de veículos, e exige substituição de componente relacionado ao airbag do passageiro

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

22 de dez, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Camry de oitava geração e demais modelos estão envolvidos no recall
Crédito:Toyota/Divulgação

A montadora Toyota anunciou, na última quarta-feira (20), que fará um recall internacional atingindo 1,12 milhão de automóveis. O chamamento inclui modelos Toyota Avalon, Camry, Corolla, RAV4, Highlander e Sienna Hybrid, bem como também os Lexus ES250, ES300H e RX350. O motivo estaria relacionado aos airbags usados nos carros citados, feitos entre os anos de 2020 a 2022.

Após uma investigação realizada, descobriu-se que o sensor do Sistema de Classificação de Ocupantes (OCS) pode sofrer um curto-circuito, impedindo assim a identificação do ocupante do banco do passageiro, seja criança ou adulto. 



Toyota-Prius-airbag
Toyota/Divulgação

Publicidade


Tal defeito pode afetar a calibração do airbag, colocando uma carga maior ou menor em caso de colisão, podendo ferir crianças ou oferecer pouco suporte para adultos, por exemplo. Em ambos os casos, o risco tem grande gravidade.

No recall, substitui-se o banco do passageiro direito, com ajuste elétrico de oito posições, afetado pelo defeito no OCS. A montadora pede que os proprietários levem seus veículos até um concessionário Toyota, onde passam por avaliação e inspeção. Assim, o componente citado passa por substituição. Felizmente, nenhum acidente aconteceu.

Por enquanto, a Toyota do Brasil ainda não informou se o recall internacional contempla também os modelos Corolla e Corolla Cross vendidos no Brasil, por exemplo. Seja como for, bolsas de ar podem impedir uma maior gravidade em um acidente, e estão ligadas a diversos sensores, espalhados em áreas sensíveis de um automóvel.


Por fim, o item de segurança tornou-se obrigatório em veículos vendidos no Brasil desde o ano de 2013. Além disso, o sistema de freios ABS também passou a constar, por exemplo.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Mercedes-AMG G63 é o jipão dos sonhos para acelerar e ser visto


Deixe sua opinião