Você está lendo...
Toyota Gazoo Racing mostra GRMN Yaris e GR GT3 Concept em Tóquio
Notícias

Toyota Gazoo Racing mostra GRMN Yaris e GR GT3 Concept em Tóquio

Salão de Tóquio é palco para apresentação de modelos esportivos da Toyota, como o GRMN Yaris, que mantém mecânica, mas é totalmente retrabalhado pela derivação esportiva Gazoo Racing

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

21 de jan, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota
Toyota GRMN Yaris terá apenas 500 unidades disponíveis para vendas
Crédito:Toyota/Divulgação

A Toyota não tem tanta tradição com modelos esportivos e versões apimentadas de seus carros de linha. Entretanto, a fabricante japonesa levou alguns modelos esportivos ao Salão de Tóquio (Japão). Os destaques foram o conceito GR GT3 e o GRMN Yaris, preparados pela divisão esportiva da marca, a Toyota Gazoo Racing.

Toyota Gazoo Racing
Toyota/Divulgação

No caso do GRMN Yaris, serão apenas 500 unidades produzidas. A edição limitada será vendida no segundo semestre deste ano, apenas no Japão. Se você, brasileiro, gostou do modelo anabolizado, saiba que ela não se baseia na versão feita no Brasil – que acaba de ser reestilizada.

Publicidade


Trata-se de um modelo totalmente ajustado por pilotos profissionais. A sigla GRMN, aliás, significa Gazoo Racing tuned by “Meister of Nürburgring – ou seja, Gazoo Racing afinado pelo “Mestre de Nürburgring”, em referência aos pilotos de teste que fazem o trabalho de desenvolvimento na lendária pista alemã.

O GRMN Yaris foi desenvolvido com a mentalidade “driver first“. Em outras palavras, seu aperfeiçoamento foi feito tendo quem está ao volante como prioridade. Dessa forma, cada carro poderá ser adaptado para o estilo de direção do motorista, tornando-o mais seguro e fácil de dirigir.

Toyota Gazoo Racing
Toyota/Divulgação

Maior e mais magro

Dentre as soluções, o GRMN Yaris usa diferencial de deslizamento limitado mecânico e relação de câmbio (manual de seis marchas) mais curta. Houve melhoras na força de frenagem e, por fim, mais aderência e estabilidade em curvas. O motor, no entanto, continua o mesmo 1.6 turbo de três cilindros e 268 cv. Em suma, o ganho em desempenho não vem do motor em si, mas das demais modificações realizadas pela Gazoo Racing em termos de mecânica. E, claro, na estética.

O GRMN Yaris tem tração esportiva leve nas quatro rodas, além de fibra de carbono no capô, teto e spoiler traseiro. Inclusive, não tem bancos traseiros, o que resultou em 20 kg a menos que o GR Yaris convencional. Já a largura recebeu incremento de 10 milímetros para melhorar a estabilidade. Nesse sentido, a altura é 10 mm menor para favorecer o centro de gravidade.

GR GT3 Concept

E não para por aí. A Toyota Gazoo Racing, que também apresentou o SUV elétrico bZ4X (desenvolvido em conjunto com o Subaru Solterra) em versão tunada, usou o Salão de Tóquio como palco para o novo GR GT3 Concept. Como o próprio nome sugere, trata-se de um modelo para as pistas e seu visual remete a um cupê esportivo inspirado em modelos alemães de BMW e Mercedes-Benz, com capô bem longo e grande aerofólio sobre uma traseira bem curtinha.


Toyota
Toyota/Divulgação

Embora a marca tenha dado evidências de seguir o caminho contrário, a maioria dos GT3 têm base em modelos convencionais. O Mercedes-Benz AMG GT e o Bentley Continental, por exemplo, são a base de suas respectivas versões GT3. Nesse sentido, há especulações de que a marca está realizando uma espécie de clínica. Ou seja, dependendo da aceitação, o Toyota GR GT3 poderá originar um novo esportivo, posicionado acima do veterano Supra.

Toyota
Toyota/Divulgação

Ainda não há confirmação, muito menos previsão para estreia. A Toyota não deu nem detalhes sobre desempenho ou dados técnicos do bólido.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião