A Toyota planeja, há mais de um ano, um câmbio automático para a linha esportiva GR. Embora a maioria dos modelos com essa pegada sejam equipados com câmbio manual, a marca deseja expandir a cartela de clientes com a nova transmissão. No entanto, promete que não haverá perda de empolgação na direção. Seja como for, o primeiro modelo a receber a nova tecnologia é o GR Yaris. A marca, aliás, vai apresentar um protótipo do hot hatch durante o Salão do Automóvel de Tóquio, que vai acontecer entre os dias 12 e 14 de janeiro.
De acordo com a Toyota, o nome do câmbio é GR-DAT, que significa “Direct Automatic Transmission”. A promessa, segundo a marca, é de que a nova tecnologia será “uma revolução nos câmbios automáticos”. O CEO da Toyota, Akio Toyoda, comentou que a nova transmissão terá o mesmo nível de empolgação dos modelos manuais. Além disso, vai contar com 8 marchas.
Estreia do câmbio da Toyota ainda demora
Cabe dizer que o piloto profissional, Hiroaki Ishiura, já testou um protótipo do GR Yaris equipado com o câmbio automático. “Direto. Cada marcha está totalmente engatada, sem derrapagens, desde o momento em que você dá a partida. O carro responde linearmente às ações do piloto e ajuda a reduzir o tempo de volta desde o primeiro momento”, disse o piloto.
Seja como for, o Toyota GR Yaris manual ainda está um pouco distante do mercado. Isso porque o modelo ainda passa por testes. Dessa forma, durante o Salão de Tóquio, haverá apenas um protótipo especial do hot hatch chamado de GR Yaris RZ-H. Para Toyoda, o modelo será um “virador de jogo” no mercado. Então, as expectativas são altas.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!