De maneira discreta, a linha 2025 dos utilitários Toyota Hilux e SW4 chegaram às lojas, já no apagar das luzes de 2024. Na picape, poucas mudanças foram incorporadas, mas a mais sensível delas foi o fim da oferta da opção esportiva GR-Sport, que chegou ao mercado ainda em setembro de 2023. A informação chegou primeiro pelos colegas da Quatro Rodas.
Uma olhada mais atenta ao configurador da picape pode notar que a opção não se encontra mais por lá, por exemplo. O Jornal do Carro perguntou à Toyota sobre a situação da picape, que confirmou que o modelo não seguirá em 2025, devido a uma “reestruturação de portfólio”. Entretanto, não comentou que motivos levaram a essa decisão.
Assim, cabe pensar em pelo menos duas razões para o fim da picape no Brasil. Um deles, levantado pela QR, por exemplo, seria a baixa procura, uma vez que a GR-Sport era a opção mais cara disponível. Além disso, propriamente esportiva, tinha visual mais agressivo e diferente das demais, que pode ter desagradado o público mais conservador da Hilux, por exemplo.
Hilux GR-Sport ainda é vendida na Argentina
Outra razão se deve à necessidade da conformidade com o Proconve L8, programa de emissões que entra em vigor já em janeiro. Apesar do ter o mesmo motor 2.8 Turbodiesel das demais picapes, a Hilux GR-Sport tinha preparação mecânica para render mais potência, exatos 224 cv, além de suspensão retrabalhada, por exemplo. Aparentemente, não foi possível atualizar o mapa do motor para atender ao nível de emissões exigido.
Contudo, a picape, fabricada na Argentina, continua disponível no país vizinho, onde as regras de emissões são diferentes. Por aqui, os interessados em ter ao menos o mesmo comportamento dinâmico da antiga GR-Sport, sem se preocupar com a menor potência, encontram tais atributos na versão SRX Plus, que o JC conheceu no ano passado.
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