Depois de atingir a marca de 100 mil carros híbridos vendidos no Brasil em maio deste ano, a Toyota fechou o primeiro semestre de 2024 na liderança da categoria. De janeiro a junho, a montadora japonesa emplacou 11.014 veículos eletrificados no País, o que corresponde a 23% do segmento.
Mas nem só de Corolla ou Corolla Cross estão nesse total. Apesar das vendas mais tímidas, o RAV4 também contribui para o bom resultado, com 1.190 emplacamentos no período. Assim como os modelos da Lexus, braço de luxo da Toyota, que foi a pioneira no mercado brasileiro ao ter uma gama totalmente híbrida, em 2018.
Atualmente, de toda a frota híbrida circulante no país, praticamente ⅓ é formada por carros da marca. De acordo com a fabricante, foram evitadas as emissões de cerca de 84 mil toneladas de CO2 na atmosfera por conta de sua tecnologia híbrida flex. A meta agora é aumentar sua participação de mercado na categoria com a chegada do Yaris Cross, que estreia em 2025.
Como será o Toyota Yaris Cross?
O Yaris Cross será produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba, beneficiada por um investimento de R$ 1,7 bilhão. O motor será um 1.5 aspirado flex de quatro cilindros e 16 válvulas, que já equipa os Yaris hatch e sedã por aqui. Entretanto, terá melhorias em termos de eficiência e possibilidade de adoção do sistema start-stop. O câmbio será do tipo transeixo, como nos irmãos Corolla e Corolla Cross híbridos. A capacidade das baterias de íons de lítio será de 0,7 kWh.
Ainda não foi divulgada a ficha técnica do Yaris Cross, mas, na versão híbrida, fala-se em potência de 91 cv e torque de 12,3 mkgf. Em conjunto com o motor elétrico de tração (80 cv e 14,4 mkgf), a potência combinada chega a 111 cv. Já a versão flex (que virá nas versões mais baratas), o SUV deve receber o 1.5 de 106 cv e 14,3 mkgf. Os dados são com gasolina, combustível usado no mercado asiático. No Brasil, portanto, deverá ter mais potência por conta do uso de etanol. Por lá, o câmbio é o mesmo CVT com simulação de marchas dos Yaris hatch e sedã.
Visualmente, o Yaris Cross terá grade trapezoidal, faróis afilados e luzes de neblina em formato vertical. Posicionado abaixo do Corolla Cross, o terceiro híbrido flex da Toyota usará a plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas preparada para a eletrificação) da TNGA. Por fim, quando se fala em dimensões, o SUV terá 4,31 metros de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1,77 m de largura. O porta-malas levará 471 litros. As medidas são bem próximas às de um Hyundai Creta, por exemplo.
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