A Toyota tem diversas soluções de motorização e atua em cada região de forma diferente. No Brasil, por exemplo, não quer saber de modelos elétricos. E exemplares movidos a hidrogênio – já realidade lá fora -, nem pensar. Mas a fabricante japonesa tem algumas cartas na manga que podem, sim, aterrissar por aqui um dia, quem sabe. Tudo ainda está em fase de desenvolvimento, mas vem aí uma nova geração de motores a combustão.
Com lançamento previsto para 2026, a gama, que vem para compor conjuntos híbridos, promete ser repleta. Mas, a princípio, destaque para o 2.0 turbo. Trata-se do mais aguardado. A ideia é portanto, que gere potência entre 300 cv e 600 cv. Esta última configuração, em síntese, voltada a modelos de competição. As informações são da publicação japonesa Best Car.
Há, neste meio, uma calibração com 400 cv e 56 mkgf de torque máximo. A ideia é que os motores menos potentes equipem as novas gerações dos esportivos MR2 e Celica – que podem abandonar tais nomenclaturas no futuro, não se sabe ao certo. O sistema de tração integral GR-Four, da divisão Gazoo Racing, completará a mecânica, fruto de parceria entre Toyota, Subaru e Mazda.
A Toyota não comenta planos futuros, mas, sobre os novos motores, sabe-se que funcionarão com gasolina e diesel. Entretanto, a publicação aponta que o 2.0 em questão – que tem a intenção de substituir o 2.4 atual -, até para se tornar mais eficiente e não ser barrado no futuro (caso gasolina e diesel sejam proibidos), receberá também combustíveis neutros em carbono.
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