A Toyota anunciou que pretende investir mais de U$ 13 bilhões (cerca de R$ 42,7 bilhões) para produzir pelo menos dez modelos elétricos no início da próxima década. Até 2030, a fabricante tem o objetivo de atingir 1 milhão de carros com zero emissão de carbono em vendas anuais.
A Toyota informou que precisa acelerar o ritmo do desenvolvimento de baterias. A montadora acredita que as crescentes regulamentações globais sobre a emissão de carbono vai exigir o aumento da capacidade de fabricação de baterias mais potentes.
“Como montadora de carros de massa, precisamos expandir nossa oferta de elétricos”, afirmou o vice-presidente executivo da marca, Shigeki Terashi. Segundo ele, a Toyota deve lançar seus futuros modelos elétricos, primeiramente, na China e, em seguida, no Japão, na Índia, nos EUA e na Europa.
A Toyota tem se mostrando interessada no segmento desde o ano passado, quando anunciou que incluiria veículos totalmente elétricos à sua linha de produtos. A fabricante espera que praticamente a metade de suas vendas globais em 2030 sejam de veículos eletrificados. Até lá, a fabricante pretende comercializar 4,5 milhões de veículos híbridos e elétricos por ano.
Toyota considera novas parcerias
O plano pode fazer a marca pensar em mais parcerias além da Panasonic para desenvolver e fornecer baterias para os veículos. O vice-presidente executivo do grupo admitiu que será necessário realizar projetos com outras empresas. “Mesmo que desenvolvamos uma bateria avançada, não há como produzirmos em massa por nossa conta”, disse Terashi.
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia, os veículos híbridos plug-in e elétricos vão representar até 26% das vendas globais de automóveis até 2030, contra pouco mais de 1% no ano passado. A concorrente Volkswagen, por exemplo, planeja ter entre 2 e 3 milhões de vendas de veículos eletrificados até 2025.
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ASPARK OWL
Apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o Aspark Owl, é um carro elétrico esportivo que promete entregar o melhor índice de aceleração do mundo, com menos de 2 segundos no 0 a 100 km/h graças a seus 861 kg e 430 cv e 77,8 mkgf entregues pelos quatro motores elétricos
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JAGUAR I-PACE
Primeiro modelo 100% elétrico da Jaguar, o I-Pace tem dois motores elétricos, um em cada eixo, que juntos entregam 400 cv e 71,3 mkgf
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FARADAY FUTURE FF91
O FF91 da Faraday Future tem quatro motores elétricos que juntos rendem 1.050 cv e 183,5 mkgf, garantindo uma aceleração de 2,3 segundos e autonomia estimada de 600 km. O modelo é o detentor do recorda da prova de subida de montanha Pikes Peak, no Colorado, nos Estados Unidos
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NIO EP9
O EP9 da Nio, empresa chinesa, é o atual recordista da volta mais rápida para um carro elétrico em Nurburgring, na Alemanha, com 6 minutos e 45,9 segundos. Esse tempo é melhor do que os 6m52s do Lamborghini Huracán Performante, atual detentor entre os carros a combustão. O EP9 tem quatro motores elétricos que geram 1.341 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos
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RIMAC CONCEPT ONE
Produzido na Croácia, o Rimac Concept One tem 1.088 cv entregues por quatro motores elétricos e acelera de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos, atingindo a velocidade máxima de 300 km/h. Ele ficou famoso quando o ex-apresentador do Top Gear, Richard Hammond, destruiu um exemplar em chamas durante um acidente
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TESLA MODEL S
Quase um clássico entre os elétrico, o Tesla Model S é provavelmente o mais prático da lista. O modelo tem dois motores elétricos, um em cada eixo que controlam a entrega e a tração em cada uma das rodas de forma independente. A versão P100D tem 762 cv e permite acelerar de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos
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TOROIDION 1MW
Criado na Finlândia, o Toroidion 1MW tem quatro motores elétricos, um em cada roda, que combinados entregam 1.341 cv de potência. Segundo a companhia, o carro é capaz de acelerar de 0 a 400 km/h em 11 segundos.
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AUDI R8 E-TRON
A versão elétrica do esportivo da Audi, o R8 e-tron já foi mostrado ao público e tem baterias de íons de lítio que alimentam o motor elétrico que entrega 458 cv e 93,8 mkgf. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem 450 km de autonomia
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PORSCHE MISSION E
A Porsche já confirmou a produção do Mission E, um sedã esportivo elétrico de quatro portas com 600 cv e com mais de 500 km de autonomia. A tecnologia do modelo será utilizada ainda como base para um esportivo elétrico da Bentley, que também pertence ao Grupo VW.
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JAGUAR E-TYPE ZERO
A Jaguar aproveitou uma carroceria antiga de um E-Type, um de seus modelos mais famosos, e colocou um trem de força 100% elétrico no modelo. Ele tem um motor elétrico de 298 cv e baterias de íons de lítio. O conjunto deixou o carro 46 kg mais leve que o original, que usava um motor seis cilindros em linha e oferece uma autonomia de 270 km