Toyota constrói réplica do circuito de Nürburgring no Japão

Pista de 5,3 km de extensão é parte do Centro Técnico Shimoyama e reproduz no Japão as condições severas do famoso circuito alemão

Pista da Toyota
Nova pista tem 5,3 km e reproduz condições severas de Nürburgring Crédito: Toyota/Divulgação

A pista de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, é uma referêmcia mundial quando o assunto é circuito de velocidade. Nelas, muitas montadoras encontram um espaço perfeito para testar seus carros, estejam eles prontos ou ainda em desenvolvimento.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOU TUBE

A Toyota certamente já foi uma dessas marcas. Mas agora não precisará mais se deslocar até o país europeu. A japonesa acaba de construir, em seu próprio país, uma Nürburgring Nordschleife só dela. No novo Centro Técnico Shimoyama, construído em Aichi, o destaque é uma pista de testes assumidamente inspirada no circuito alemão.

+ Porsche 911 GT2 RS registra novo recorde em Nürburgring

+ Mercedes-AMG GLC 63 S torna-se o SUV mais rápido em Nurburgring

As duras condições de direção de Nürburgring foram reproduzidas de forma minuciosa. A topografia local é acidentada, com diferença de cerca de 75 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo do traçado.

Vídeo da semana: Histórias sobre Senna que você nunca ouviu antes

Além disso, há muitas curvas por toda a sua extensão, de 5,3 km. A pista contorna uma bela área arborizada, com colinas e elevações.

Pista vai ajudar a construir carros mais emocionantes

De acordo com o presidente da marca, Akio Toyoda, o propósito da pista é ajudar a Toyota a tornar seus carros melhores. “Em nossos testes de condução pelo mundo, tentamos sentir as pistas e conversar com os carros. Ao replicar condições severas de direção em nossa nova pista, poderemos aperfeiçoar nossos modelos. E desenvolver carros que resumam a alegria de dirigir”, declarou.

A pista é parte de um complexo que incluirá simulações de outras estradas célebres ao redor do mundo. Haverá também um traçado de alta velocidade. O custo total do investimento foi de US$ 2,68 bilhões (R$ 11 bilhões). As instalações estarão concluídas em 2023.

Agora, é dar tempo ao tempo para ver os resultados nos futuros modelos da Toyota.

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais