A pista de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, é uma referêmcia mundial quando o assunto é circuito de velocidade. Nelas, muitas montadoras encontram um espaço perfeito para testar seus carros, estejam eles prontos ou ainda em desenvolvimento.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOU TUBE
A Toyota certamente já foi uma dessas marcas. Mas agora não precisará mais se deslocar até o país europeu. A japonesa acaba de construir, em seu próprio país, uma Nürburgring Nordschleife só dela. No novo Centro Técnico Shimoyama, construído em Aichi, o destaque é uma pista de testes assumidamente inspirada no circuito alemão.
+ Porsche 911 GT2 RS registra novo recorde em Nürburgring
+ Mercedes-AMG GLC 63 S torna-se o SUV mais rápido em Nurburgring
As duras condições de direção de Nürburgring foram reproduzidas de forma minuciosa. A topografia local é acidentada, com diferença de cerca de 75 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo do traçado.
Vídeo da semana: Histórias sobre Senna que você nunca ouviu antes
Além disso, há muitas curvas por toda a sua extensão, de 5,3 km. A pista contorna uma bela área arborizada, com colinas e elevações.
Pista vai ajudar a construir carros mais emocionantes
De acordo com o presidente da marca, Akio Toyoda, o propósito da pista é ajudar a Toyota a tornar seus carros melhores. “Em nossos testes de condução pelo mundo, tentamos sentir as pistas e conversar com os carros. Ao replicar condições severas de direção em nossa nova pista, poderemos aperfeiçoar nossos modelos. E desenvolver carros que resumam a alegria de dirigir”, declarou.
A pista é parte de um complexo que incluirá simulações de outras estradas célebres ao redor do mundo. Haverá também um traçado de alta velocidade. O custo total do investimento foi de US$ 2,68 bilhões (R$ 11 bilhões). As instalações estarão concluídas em 2023.
Agora, é dar tempo ao tempo para ver os resultados nos futuros modelos da Toyota.