Você está lendo...
Toyota revela conceito bZ Compact, que antecipa SUV elétrico de entrada
Notícias

Toyota revela conceito bZ Compact, que antecipa SUV elétrico de entrada

Conceito antecipa o terceiro modelo da família bZ de carros elétricos; SUV compacto estreia em 2023 para ser o Toyota a baterias mais barato

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

19 de nov, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota bZ
Novo SUV elétrico da Toyota será menor que o bZ4X
Crédito:Divulgação/Toyota

Pouco a pouco, a Toyota está revelando sua gama de carros 100% elétricos que serão lançados ao longo dos próximos anos. Desta vez, a montadora japonesa mostrou imagens do bZ Compact, um conceito que antecipa o futuro SUV elétrico de entrada da marca. O modelo, inclusive, parece bem próximo da versão de produção. O lançamento, inclusive, está previsto para 2023 nos Estados Unidos, Europa e Japão, onde a eletrificação está mais rápida.

O conceito elétrico estreou no Salão de Los Angeles, ao lado da nova geração do híbrido Prius, que tem autonomia de 1.250 km e até placas solares. O bZ Compact será o terceiro modelo da família, ao lado do sedã bZ3 e do SUV bZ4X, este já está à venda nos EUA. Além deles, a japonesa pretende lançar mais dois modelos movidos apenas a baterias. Portanto, é mais um passo da fabricante para atingir a neutralização de carbono até 2050.

Toyota bZ
Divulgação/Toyota

Publicidade


“Apenas começamos a arranhar a superfície do apelido Beyond Zero. Com um design aerodinâmico aliado a recursos tecnológicos intuitivos nunca vistos em um Toyota, o bZ Concept apresenta, portanto, outra visão possível do futuro próximo com nossos veículos elétricos a baterias”, disse o vice-presidente e gerente geral do grupo Toyota, David Christ.



Nova linguagem visual

Até a data de lançamento, o conceito ainda passará por mudanças no visual. No entanto, é claro que o SUV seguirá a nova linguagem da Toyota, porém com linhas mais minimalistas. É o que revelam as imagens da dianteira com estilo futurista. Os faróis realçam a nova assinatura visual. Assim como no Prius, o conjunto óptico é conectado por topo o capô. Eles chegam a invadir a parte superior do para-choques, que possui um desenho tridimensional.

Divulgação/Toyota

Caso siga com essa proposta, o SUV elétrico terá, então, formas aerodinâmicas, o que pode auxiliar no desempenho e na eficiência energértica. A Toyota ainda não revelou detalhes técnicos como motor, potência, torque e autonomia, mas é possível ver rodas grandes nas laterais. Bem como maçanetas retráteis na carroceria.

A traseira, da mesma forma, exibe design moderno, com caimento no teto que lembra um cupê e as lanternas conectadas. Em seguida, há um vinco no porta-malas que reforça a robustez visual. O estilo lembra o do híbrido C-HR, que não veio ao Brasil.

Interior minimalista

O interior mantém o conceito minimalista. Na cabine, o quadro de instrumentos e o multimídia são projetados em duas grandes telas curvas. Logo abaixo, há comandos sensíveis ao toque para a tela central, assim como para o câmbio. Um detalhe interessante é o volante octogonal – bem comum em carros-conceito – tem botões direcionais como um joystick de videogame. No mais, o bZ utiliza materiais recicláveis, como os assentos, por exemplo.


Divulgação/Toyota

Em relação à tecnologia, o novo bZ Compact promete lista bastante tecnológica. Um destaque é o assistente Yui com inteligência artificial, que permitirá ao condutor e demais passageiros dar comandos por meio de sensores visuais, bem como por voz.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião