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Toyota Yaris Cross: novo SUV nacional tem mais dados técnicos revelados
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Toyota Yaris Cross: novo SUV nacional tem mais dados técnicos revelados

Terceiro híbrido flex da marca no Brasil, Toyota Yaris Cross terá central multimídia e sistema de som da Pioneer nas versões de topo

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

10 de nov, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross é vendido na Ásia e terá produção nacional em breve
Crédito:Toyota/Divulgação

Ainda vai demorar cerca de um ano para que o Toyota Yaris Cross estreie no Brasil. Mas conforme o lançamento se aproxima, mais detalhes surgem sobre o futuro SUV compacto nacional. Apresentado há poucos meses na Ásia, será o terceiro modelo híbrido feito pela marca no País, mais precisamente em Sorocaba (SP).

Uma das novidades descobertas para o SUV é que as versões mais caras terão central multimídia e sistema de som Pioneer. O equipamento terá tela flutuante de 10,1 polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Haverá ainda comando por voz e seis alto-falantes, além de incorporar controles do ar-condicionado e do sistema de iluminação interno.



Toyota Yaris Cross terá versões eletrificadas e somente a combustão (Toyota/Divulgação)

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O que já sabemos sobre o Toyota Yaris Cross

O terceiro híbrido flex da Toyota para o mercado brasileiro deve chegar às lojas no final do ano que vem. O Yaris Cross será feito na plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas preparada para a eletrificação) da TNGA usada em Corolla e Corolla Cross. Como foi flagrado em testes por aqui, isso indica que seu lançamento está próximo.

Assim como o restante da “família”, terá versões eletrificadas e somente a combustão. Isso aumentará o leque de concorrentes, que irão desde modelos compactos de entrada a configurações mais sofisticadas com eletrificação. Ou seja, vai brigar com Fiat Fastback, Honda HR-V e VW T-Cross e com híbridos como Caoa Chery Tiggo 5x e Kia Stonic, por exemplo. É um dos SUVs que estreiam em 2024 com maior expectativa no mercado.

Toyota Yaris Cross
Yaris Cross terá central multimídia com tela flutuante (Toyota/Divulgação)

Motorização e medidas

A princípio, o Yaris Cross terá o mesmo motor das versões hatch e sedã: o 1.5 aspirado flex de até 110 cv e 14,9 mkgf de torque. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT. Já na opção de topo, contudo, o conjunto híbrido flex vai combinar motor 1.5 de 91 cv e 12,3 mkgf a um elétrico de 80 cv e 14,4 mkgf. Assim, a potência combinada chegará a 110 cv e o câmbio será sempre o CVT.

Quando se fala em dimensões, o SUV terá 4,31 metros de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1,77 m de largura. As medidas são bem próximas às de um Hyundai Creta, por exemplo.

E os preços?

Na Indonésia, o modelo custa o equivalente a R$ 116 mil na versão de entrada. Aqui no Brasil, entretanto, o Yaris Cross ficará posicionado abaixo do Corolla Cross, que parte de R$ 162.590 na configuração XR, apenas a combustão. Já a opção híbrida mais em conta, a XRV Hybrid, custa R$ 202.690.


Dessa forma, podemos estimar que o valor do SUV compacto híbrido flutue entre R$ 120 mil e R$ 170 mil para não canibalizar as vendas do “irmão maior”.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.