O Inmetro divulgou a tabela atualizada do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), que aponta a eficiência energética dos veículos novos à venda no Brasil, bem como os valores de emissões e consumo. Pois a dupla Chevrolet Onix e Tracker recebeu uma atualização nos números com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis velocidades.
Os modelos feitos até 22 de janeiro de 2023 têm resultados distintos dos que foram entregues a partir de 23 de janeiro. Entre essas duas fornadas, há diferença nos valores de consumo e emissões. Mas como?
Tracker ficou mais econômico com etanol
No Tracker 1.0 turbo automático, o consumo melhorou de 7,7 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, para 7,8 km/l e 9,7 km/l, respectivamente. Os valores foram obtidos com etanol. Mas o uso urbano também teve alteração com gasolina: foi de 13,4 km/l para 13,6 km/l. No uso rodoviário, não houve mudanças nos dois registros do Inmetro.
Em uma análise mais detalhada, é possível notar que a emissão de óxidos de Carbono por quilômetro rodado (CO mg/km) sofreu grande alteração. Contudo, seu valor, até 22 de Janeiro, era de 175 mg de CO por km. Porém, para a produção a partir do dia 23 de Janeiro, o valor subiu para 488 mg de CO por km, uma diferença considerável.
O valor de emissão de óxidos de Nitrogênio (NOx) também teve leve alteração, passando de 42 mg por km para 38 mg. Os valores servem para indicar a presença de emissão de aldeídos durante a queima do etanol, por exemplo. Os dados do Inmetro, no entanto, mostram que o SUV está mais eficiente tanto com o combustível da cana, quanto com gasolina.
Onix também apresenta mudança no consumo e emissões, segundo Inmetro
O Chevrolet Onix também teve seus valores atualizados entre as unidades fabricadas no dia 22 e 23 de Janeiro. O hatch, contudo, apresentou piora no consumo com motor 1.0 turbo e câmbio automático. Com gasolina, foi de 11,9 km/l na cidade para 11,8 km/l, e na estrada, de 15,1 km/l para 14,9 km/l. Mas com etanol as médias se mantiveram: 8,4 km/l na cidade, e 10,4 km/l na estrada.
Levando em conta a versão apresentada, por exemplo, a emissão de óxidos de Carbono também apresentou alta, assim como no Tracker. De 193 mg de CO por km, o hatch passou a 413 mg de CO por km, onde o valor mais que dobrou. Na emissão de óxidos de Nitrogênio, no entanto, os números apresentaram queda, de 47 mg por km para 31 mg por km. Por fim, o sedã Onix Plus não teve alterações na tabela do Inmetro.
No entanto, segundo o site Motor1.com Brasil, que consultou uma fonte do setor, há o relato informal de que o fornecedor do sistema de escape para estes carros tenha mudado. E que isso teria provocado a revisão nos valores. No entanto, os veículos, mesmo com o possível novo escape, estariam dentro do limite de emissões do Proconve L7.
Chevrolet se manifesta em nota
Sobre a reportagem, a Chevrolet divulgou o seguinte comunicado:
“A GM informa que passou a vigorar recentemente nova etapa do Programa de Controle de Emissões Veiculares, o PL7, que estabeleceu parâmetros e limites mais rigorosos para automóveis e comerciais leves zero-quilômetro no Brasil. Com a mudança, soma as emissões de óxidos de nitrogênio (Nox) com a emissões de hidrocarbonetos, agora calculada com base na sua reatividade para formação de ozônio (NMOG) considerando os aldeídos e o etanol. Além disso, os veículos são submetidos a testes em condições reais de trânsito para atestar que atendem os limites de emissões fora do laboratório e do ciclo de ensaio. Outra exigência é o aumento da durabilidade das emissões para 160 mil quilômetros ou 10 anos, o dobro da especificação anterior, garantindo a performance ambiental durante este período.
A GM informa ainda que é uma das empresas que mais investem em desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras no país. Tanto que os carros da marca Chevrolet foram os que mais avançaram em eficiência energética durante o programa Inovar-Auto (22%) e para o PL7 deu outro salto evolutivo, chegando a 43% de redução média dos gases por modelo. A empresa já anunciou o compromisso de se tornar neutra em carbono até 2040 e estamos avançando globalmente neste sentido. Parte importante deste processo é tornar cada vez mais sustentáveis nossos veículos a combustão até a migração do mercado para os carros 100% elétricos, os únicos zero emissão.”
Recentemente, o JC publicou uma lista com os veículos mais econômicos do País.
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