Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

12/10/2021 - 7 minutos de leitura.

Troller entrega última unidade do jipe T4 e encerra produção no Ceará

Após a Ford anunciar o fim da Troller no Brasil, último exemplar do jipe T4 é entregue em Natal; marca continua fazendo peças até novembro

Após o fim da produção em setembro deste ano, Troller entrega último modelo TX4 automático Crédito: Divulgação/Troller

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

É o fim. Após encerrar a produção da Troller no Brasil em setembro deste ano, estão circulando na internet imagens do que seria o último Troller T4 feito na fábrica de Horizonte, no Ceará. Com isso, a marca de jipes 4×4 está encerrada pela Ford, que continua com a sua reestruturação em território brasileiro, agora apenas como importadora.

O exemplar que aparece nas imagens é o TX4, versão automática do T4. A unidade está à venda em uma concessionária do Rio Grande do Norte, em Natal, que alega ter recebido o último modelo de fábrica. O valor? Nada menos que R$ 299 mil, de acordo com fotos tiradas da etiqueta que acompanha o veículo.

De fato, é um valor elevado visto que, em outras lojas que ainda possuem o modelo em estoque, o preço fica em R$ 280 mil. Contudo, segundo especulações, o valor acima seria justificado por ser o último modelo da linha. Na imagem postada, é possível notar os funcionários da fábrica ao lado da versão com pintura azul e branca.

Continua depois do anúncio

Divulgação/Troller

T4 Connect é o último no site

Para efeito de comparação, no site da Troller, há apenas um modelo no catálogo. Trata-se da versão Connect, lançada no fim de maio com preço de quase R$ 207 mil. Contudo, o modelo 2021 com motor 3.2 diesel está disponível com preço de R$ 198.400.  

Vale lembrar que a mecânica, tanto do T4 (manual) quanto do TX4 (automático), traz o motor 3.2 litros turbo diesel de cinco cilindros, que é capaz de desenvolver 200 cv de potência, bem como um torque robusto de 47,9 mkgf. O jipão herda, portanto, a mecânica da picape Ranger, que é o modelo mais vendido da Ford no Brasil em 2021 – após a aposentadoria forçada da linha Ka e do SUV EcoSport.


Atividades continuam

No site da Troller, o comunicado oficial enfatiza que a marca continuará com a assistência aos clientes do jipe 4×4. ”A rede de concessionárias não sofrerá nenhuma mudança e continuará a operar normalmente no Brasil. Mudanças futuras serão comunicadas com antecedência, com total transparência”, esclarece a fabricante.

A expectativa, segundo informado pela Ford, é de que a fábrica de Horizonte, Ceará, continue em atividade até novembro. ”A Ford continuará ativamente presente no Brasil, honrando todas as garantias e oferecendo um portfólio de vendas, serviços e peças de reposição para todos os clientes, incluindo os clientes da Troller”, diz a montadora.

Troller/Divulgação

Relembre o caso

A Ford anunciou o encerramento da produção dos jipes da Troller em janeiro deste ano. Inicialmente, a montadora norte-americana estava em negociação – mediada pelo Governo do Ceará – para vender a fábrica e os domínios da marca. Contudo, em agosto, a Ford decidiu não dar continuidade às negociações e não venderá a Troller.

Quem não gostou nenhum pouco da decisão foi o Governo do Ceará. Em nota, o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), o engenheiro Maia Júnior, criticou a decisão da norte-americana. Ele se disse surpreso, já que as negociações para a venda da Troller estavam avançadas e caminhavam para um acerto.


”A Ford informou que a decisão corporativa foi de seguir com a venda da Troller sem negociar a marca e o design dos produtos. Ou seja, diferentemente do que foi dito em janeiro deste ano”, criticou a Sedet. A mediação foi uma tentativa do governo cearense de preservar os empregos dos funcionários da fábrica, o que, portanto, não vai acontecer.


Leia Mais


Uma marca brasileira

Fundada em 1997, a Troller rapidamente se destacou no mercado com modelos durões no 4×4 de estilo autêntico, como a picape Pantanal, feita entre 2006 e 2007. Foi neste último ano que a montadora cearense, então, foi comprada pela Ford, por um valor de R$ 400 milhões. Desde então, a marca do oval azul atualizou o T4, que passou a usar componentes de seus modelos, como, por exemplo, o EcoSport.


Primeiramente, esperava-se que, além da fábrica de Horizonte, a Ford fosse negociar os direitos de uso da marca Troller por algum tempo – até que a nova direção pudesse desenvolver uma nova plataforma para os carros. Entretanto, a cúpula da montadora nos EUA decidiu por não ceder as patentes. Hoje, a fábrica de Horizonte tem 400 funcionários e vai encerrar de vez as atividades até o final do ano.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

Notícias

BYD Dolphin Mini tem venda recorde em abril e supera modelos flex

Mercado

Polo no topo e Dolphin Mini acima do Corolla; os 50 mais vendidos

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS