A sua ‘irmã’ mais velha, Ram 2500 faz um sucesso por aqui já tem um bom tempo. O modelo está na segunda geração e na esteira do sucesso que foi a picape média Dakota, produzida aqui, povoa o sonho de muitos. E por quase cinco anos, a Ram 1500 é aguardada para ocupar o andar debaixo da 2500. Agora, finalmente, o modelo deve chegar às ruas do País em 2020.
Para o Brasil, ela chega com a missão de disputar não espaço, mas sim o bolso do comprador de picapes médias de topo. Hoje, as versões mais completas de Hilux, S10, Ranger e Amarok, para citar as quatro mais vendidas, custam na casa dos R$ 200 mil.
Ram 1500: Dimensões e categoria de CNH
A proposta é oferecer a picape, que pode ser guiada com CNH de categoria B, como as demais no País, mas é maior em um preço semelhante ou um pouco superior, mas com a mesma imagem passada pela irmã maior, a 2500 que exige categoria C para guiar.
Ela mede 5,91 metros de comprimento, tem 2 m de largura e 1,96 m de altura. Ela tem uma versão ainda maior, com 6,14 m de comprimento, mas essa está descartada para o País. Por aqui, deve chegar a variante intermediária, Laramie, que tem um bom pacote de itens de série, de todo modo.
Itens de série
Rodas de 18 polegadas de liga-leve, central multimídia U-Connect com integração a Apple CarPlay e Android Auto com tela de 8,4 polegadas, seis air bags, freios a disco nas quatro rodas, controle de tração e estabilidade.
Opcionais lá fora, itens como controle de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, retrovisores com escurecimento automático, sensor de chuva, frenagem automática de emergência deve estar no pacote Brasil como itens de série.
Motorização
Sob o capô, a escolha para a Ram 1500 recai sobre motorizações a diesel. Hoje, a empresa oferece no Brasil no Grand Cherokee o 3.0 V6 Pentastar de 241 cv e 56,1 mkgf. É um motor antigo e que vai abrir espaço para o EcoDiesel V6 3.0 da Cummins, que entrega 240 cv e 58,1 mkgf.
Nos Estados Unidos, onde o combustível é bem mais em conta, ela tem ainda duas opções de motores V8 Hemi a gasolina com 400 cv. A quarta opção é o 3.6 V6 Pentastar a gasolina de 310 cv.
A transmissão é a automática de oito marchas com opção de trocas manuais com 4×4 para alta velocidade e 4×4 reduzida. A caixa de transferência da reduzida tem duas velocidades e o acionamento é elétrico. Nos Estados Unidos, há como opcional um diferencial traseiro bloqueante.
Estrutura
A suspensão dianteira da Ram 1500 é do tipo independente double wishbone, ou duplo A, com amortecedores duplos e barra estabilizadora. A suspensão a ar é um opcional que deve ficar de fora da versão importada ao Brasil por questões de custo.
Na traseira, a opção é por uma suspensão independente de multilink com amortecedores progressivos e barra estabilizadora e eixo rígido. A direção tem assistência elétrica. O tanque é de 87 litros.