Depois de quase 40 anos de produção e status de ícone da indústria nacional, o Uno se despede do mercado brasileiro com uma série especial. O Fiat Uno Ciao, que terá apenas 250 unidades fabricadas, chega às lojas com preço base de R$84.990. O valor é a soma do preço de tabela da versão, que está avaliada em R$68.490, o pacote Ciao de R$14.440 e a cor Cinza Silverstone, única disponível para o modelo, que custa R$2.060.
Sem mudanças mecânicas, a série conta com visual diferenciado e um pacote especial de equipamentos. Contudo, parece que alguns concessionários esperam uma alta procura pela série: o Uno Ciao já está bastante valorizado, antes mesmo de ser vendido. Seu preço já alcança impressionantes R$110 mil!
O Uno saiu de linha oficialmente no último mês de dezembro. Para seguir vivo, o compacto precisaria de muitas atualizações para cumprir os novos limites de emissões do Proconve L7. Desse modo, seria um investimento injustificável frente as vendas escassas de 2021, ano em que perdeu de vez o posto de carro de entrada da marca para o Mobi.
Mais de R$100 mil??
Esse valor corresponde ao modelo da concessionária Fiat Rival, que fica em Blumenau (SC). Recentemente, a imagem do folheto com as informações da versão viralizou nas redes sociais. O motivo, certamente, foi o preço: R$109.990. Ao que parece, a unidade, de número 234, é a única disponível no Estado de Santa Catarina.
Para efeito de comparação, o Jornal do Carro chegou a apurar os valores do modelo em São Paulo, onde os carros costumam ser mais caros por conta do ICMS mais alto. Entre as lojas consultadas, o preço máximo do Ciao chega a R$87.720. Ou seja, bem distante dos R$110 mil.
Motor de 75 cv
Sem opcionais, o Uno Ciao possui ar-condicionado, direção hidráulica, painel de instrumentos com tela de LCD e computador de bordo. Além disso, traz um sistema de som com Bluetooth integrado, entrada USB e comando elétrico para travas e vidros.
Já quando o assunto é segurança, o hatch oferece airbag duplo e freios ABS com distribuição de força, bem como sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil. Além disso, conta com um segundo retrovisor central para monitorar crianças e pets no banco traseiro. Sob o capô, está o velho de guerra 1.0 Fire EVO flex (que entrega 75 cv de potência e 9,9 mkgf de torque com etanol). Da mesma forma, o câmbio é o antigo manual de 5 marchas.
Detalhes exclusivos
Visualmente, além da cor Cinza Silverstone, a edição especial do Uno conta ainda com detalhes exclusivos, como teto, retrovisores externos e spoiler traseiro vêm na cor preta. Já as maçanetas tem o mesmo tom do veículo. Um adesivo lateral traz o nome Uno Ciao acompanhado da frase “La storia di una leggenda” (ou seja, “a história de uma lenda”, em italiano).
Com rodas de liga leve com 14″ em tom escurecido, a série limitada traz também o logo “Uno” nas cores da bandeira da Itália (branca, verde e vermelha) à esquerda da tampa do porta-malas. Da porta para dentro, padrão escurecido e acabamento bicolor. E a cereja do bolo, claro, é a pequena placa numerada (de 001 a 250), no canto do painel.
Vale dizer que, diferente de vários outros modelos de sucesso da marca, o Fiat Uno é o mais longevo. Por quase quatro décadas, foram mais de mais de 4,3 milhões de unidades produzidas na fábrica de Betim, Minas Gerais .