Cada vez mais, Uno e Palio, antigos campeões de vendas, estão se tornando irrelevantes no mercado brasileiro. Em outubro, ambos ficaram fora da lista dos 20 mais emplacados do Brasil.
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O Palio, na verdade, saiu até mesmo do “top 30”. Notícia ainda pior: ele não deve somar nem mesmo mil emplacamentos no encerramento do mês.
Com isso, terá seu pior desempenho não apenas neste ano, mas nos últimos tempos. De 1º a 27 de outubro, o Palio somou apenas 732 exemplares vendidos.
Esse número não o coloca nem entre os 40 mais emplacados do País. Já no acumulado do ano, o Palio tem pouco mais de 19 mil unidades comercializadas. Com isso, ainda se mantém no “top” 30 – é 33º colocado.
A queda gradual do Palio já era esperada. Embora a Fiat ainda esteja produzindo o carro, a tendência é que, em breve, ele saia de linha.
Isso porque o Argo é a nova aposta da montadora do segmento no qual o Palio antigamente tinha força.
Para relembrar, o Palio foi durante anos o segundo carro mais emplacado do Brasil. Em 2014, pela primeira vez em mais de 20 anos, ele conseguiu desbancar o Gol para se tornar o mais vendido do País.
Porém, já em 2015, o Palio perdeu a posição para o Onix. No entanto, continuou frequentando a lista dos dez mais emplacados. Isso até o início deste ano, quando começou a despencar em vendas.
UNO: SURPRESA RUIM PARA A FIAT
O Uno, no entanto, não saiu do radar da Fiat ainda. Isso porque, com a chegada ao Mobi, ele foi reposicionado e ficou um pouco mais caro. Ainda assim, recebe atualizações constantes.
Além da reestilização recente, ele também foi o carro escolhido para marca a estreia do novo motor de três cilindros da Fiat.
A chegada do Mobi, e o aumento de preço, prejudicaram um pouco a vida do Uno no ranking de vendas. Ainda assim, o carro continuava bastante relevante. Era integrante fixo do “top 20” e, muitas vezes, ainda aparecia entre os dez mais vendidos.
No entanto, de 1º a 27 de outubro, ele somou apenas 1.339 emplacamentos. Este também é, até agora, seu pior desempenho no ano.
Até então, o pior mês para o Uno havia sido janeiro, quando ele somou 2.044 emplacamentos. Desde então, sua média mensal havia ficado acima de 3 mil unidades vendidas. Em maio, ele teve boas 5.482 unidades vendidas.
O resultado ruim de outubro, porém, o coloca em posição perigosa no ranking. No mês, ele ficará fora do “top 20”. No acumulado do ano, por enquanto, é 18º colocado, com pouco mais de 31 mil emplacamentos.
DESEMPENHO DA FIAT
Dificilmente os resultados ruins de Uno e Palio vão atrapalhar a vida da Fiat no ranking de vendas. Isso porque a Strada caminha para um excelente mês, com quase 5 mil emplacamentos.
O Mobi, após um setembro desastroso, está indo bem em outubro. Até agora, teve mais de 4.600 emplacamentos. A Toro também manteve sua média mensal, assim como o Argo.
Com isso, a Fiat deve garantir sua segunda posição no ranking de vendas, atrás da Chevrolet. A Volkswagen, porém, pode ficar bem próxima. Isso porque são ótimos os desempenhos de Gol, Saveiro e Voyage.
A marca alemã, no entanto, deve mesmo se tornar uma ameaça quando o Polo começar a ser vendido, em novembro. O objetivo da montadora é colocar o novo carro entre os cinco mais emplacados do País.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS 1.0 MAIS POTENTES
1 - VOLKSWAGEN POLO 200 TSI (128 cv)
O lançamento da nova geração do Volkswagen Polo tem tudo para dar uma sacudida no segmento de hatches compactos. A versão de topo já chega arrematando um título: o de motor 1.0 mais potente do País. O três-cilindros turbinado do novato gera até 128 cv.
2 - VOLKSWAGEN GOLF TSI (125 cv)
Na versão 1.0 TSI, o hatch médio tem o mesmo motor tricilíndrico que passa a equipar a versão de topo do recém-lançado Polo. No irmão maior, porém, a potência entregue é 3 cv menor (embora o torque seja o mesmo, de 20,4 mkgf).
3 - FORD FIESTA ECOBOOST (125 CV)
O motor Ecoboost 1.0 turbo da Ford equipa vários modelos da marca na Europa e nos Estados Unidos. Por aqui, foi incorporado na gama do Fiesta como opção de topo, acima do 1.6 de 128 cv. Pena que só é oferecido com o problemático câmbio automatizado Powershift. Ocupa a terceira posição na lista porque seu torque é menor que o do Golf: 17,3 mkgf.
4 - VOLKSWAGEN UP TSI (105 cv)
A chegada da opção turbinada deixou o subcompacto ainda mais gostoso de dirigir. Com arrancadas rápidas e consumo urbano de até 14,3 km/l, o motor entrega o melhor dos dois mundos: prazer ao volante e eficiência. No Up!, o motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível gera 105 cv de potência e um torque de 16,8 mkgf que surge já a 1.500 rpm.
5 - HYUNDAI HB20 1.0 TURBO (105 cv)
A Hyundai lançou uma opção 1.0 turbinada para ocupar o centro da gama, entre as versões 1.0 aspirada e 1.6. O torque, de 15 mkgf, também vem cedo, a 1.550 rpm. O resultado é, mais uma vez, um carro bem disposto e econômico (em ciclo rodoviário, a versão sedã cumpre a média de 15,2 km/l se abastecida com gasolina).
6 - FORD KA 1.0 (85 cv)
Se a atual geração do Ka foi muito bem recebida por particulares e frotistas, uma das principais razões para isso foi seu motor, o mais forte entre os 1.0 aspirados do País. O tricilíndrico TiVCT entrega 85 cv e 10.7 mkgf e não se faz de rogado quando o motorista pressiona o acelerador, sobretudo no trânsito urbano.
7 - RENAULT SANDERO EXPRESSION 1.0 (82 cv)
O espaçoso hatch da Renault foi completamente revigorado pela adoção de uma família de motores de origem Nissan. O tricilíndrico SCe de 82 cv e 10,5 mkgf se sai bem melhor que o quatro-cilindros anterior, de 80 cv. Mas parece menos ligeiro que o Up!, talvez por ser cerca de 100 kg mais pesado.
8 - VOLKSWAGEN UP! 1.0 MPI (82 cv)
Sejamos justos: mesmo a versão aspirada do Up! esbanja disposição no trânsito. O três-cilindros de 82 cv e 10,4 mkgf é esperto e econômico: em termos de diversão ao volante, o páreo entre ele e o Ford Ka é bastante acirrado.
9 - HYUNDAI HB20 1.0 (80 cv)
O HB20 foi o primeiro modelo do mercado brasileiro a apostar em um motor de três cilindros, caminho que foi seguido depois por Volkswagen Up! e Ford Ka. Quando abastecido com etanol, o propulsor Kappa gera até 80 cv de potência e 10,2 mkgf de torque.
10 - FIAT ARGO DRIVE 1.0 (77 cv)
Apesar de sua potência de 77 cv o colocar abaixo do HB20 nesta lista, o motor do novato da Fiat tem uma oferta de torque maior: são 10,9 mkgf. Mesmo assim, as respostas aos comandos do acelerador são menos empolgantes que as do Hyundai.