R$ 30 mil deixou de ser uma nota de corte boa para a compra de carros que possam agradáveis, bons de dirigir e capazes de tirar um sorriso do seu dono ou motorista. É preciso garimpar para encontrar modelos, obviamente usados, que se encaixem no orçamento. Mas há algumas opções, de compactos como o Up! a SUVs de marcas de luxo.
Volkswagen Up!
Os primeiros modelos (2013/2014) do Up! podem ser encontrados por valores entre R$ 25 mil e R$ 30 mil, dependendo da versão. Se você não faz questão de quatro portas, a básica, Take Up! é uma boa opção.
O motor 1.0 de três cilindros e até 82 cv rende bem no Up!. Isso porque o compacto tem apenas 910 kg.
Outros destaques do Up! são o bom acerto de suspensão, equilíbrio de peso e direção com resposta direta.
Ford Ka Sport
Difícil de encontrar por aí, a versão Sport, de 2013, foi a derradeira da segunda geração do Ka no País. O modelo se destaca pela leveza, equilíbrio e suspensão bem acertada.
Tem também uma direção bem calibrada. O motor é o 1.6 Rocam de até 107 cv e câmbio, manual de cinco marchas.
Ford Focus 1.6
A segunda geração do hatch é uma excelente opção até R$ 30 mil para quem quer um carro legal. As versões intermediárias, S, SE, SE Plus, com câmbio manual, podem ser encontradas nessa faixa de preço.
As versões em torno de R$ 30 mil são 2012 e 2013, quando o carro já havia recebido a reestilização que precedeu sua troca pela terceira geração.
O motor 1.6 é de até 115 cv e há mais espaço familiar que as opções anteriores, Ka Sport e Up!.
Hyundai i30 CW 2.0 manual
Se parece fora do comum hoje, a perua média já foi o tradicional carro familiar do brasileiro. E se você é da turma do “salvem as peruas”, está aí uma boa opção de R$ 30 mil (valor médios dos modelos 2011).
Embalada pelo sucesso do hatch, a Hyundai trouxe ao País a versão perua. O motor é um 2.0 de 145 cv e o câmbio tem cinco marchas. O porta-malas oferece 415 litros – mais que muito SUVzinho por aí.
Land Rover Freelander V6 2.5
Que tal um Land Rover por trintinha? Bem, se estiver com disposição para encarar um carro mais usadinho, dá para ter na garagem um exemplar 2005 ou 2006 do Freelander.
O SUV que já foi o menor da Land Rover e tinha um estilo urbano associado à toda a capacidade off-road da marca. O Freelander traz motor V6 2.5 de 177 cv e câmbio automático de cinco marchas.
Smart ForTwo 1.0
Tração e motor traseiros e uso de turbo. Receita de esportivo? Não, receita de carro compacto com projeto inovador, que é o caso do Smart ForTwo.
Um exemplar 2010 já pode ser encontrado na casa de R$ 30 mil. O motor três-cilindros rende 84 cv e 12,2 mkgf. O câmbio é automatizado de cinco marchas.
O que o ForTwo oferece de melhor é o fato de poder ser estacionado em vagas muito apertadas (ou impossíveis) mesmo para um subcompacto como o Up! Porém, vale lembrar que ele só acomoda duas pessoas.
Vídeo da semana: Teste do Volvo XC90 T8 R-Design