O combustível subiu, subiu de novo e, provavelmente, o fará ainda. Então, além de relembrar as dicas para economizar combustível, se você estiver pensando em trocar seu carro por um mais econômico, selecionamos algumas boas opções do mercado de usados.
Volkswagen Up! – O compacto da Volkswagen tem duas boas opções de motores: o 1.0 aspirado e o 1.0 turbo (TSI). As duas podem ser encontradas nas lojas de usados e seminovos e tem bons números de economia. No caso da Turbo, você ainda leva boa dose de esportividade no pacote com os até 104 cv e 16,8 mkgf.
Ford Ka – Ele acabou de passar por uma reestilização, o que pode ajudar a conseguir um bom preço em um seminovo 2018. O motor 1.0 três cilindros também é um dos mais econômicos do mercado. Para quem quiser mais potência, mas ainda economia, as versões mais caras trazem o 1.5 de quatro cilindros. Também econômico e mais potente para quem quer ou precisa de mais.
Chevrolet Onix – Líder de vendas, o compacto também tem opções bem econômicas ainda que seja o único da nossa lista entre os 1.0 que não usa motor três cilindros. No caso, vale a atenção para buscar um modelo que seja linha 2017 em diante. Esses exemplares ganharam uma série de melhorias nos motores 1.0 e 1.4 para ficar mais econômicos – e funcionou. No caso do 1.4 há ainda o bom câmbio manual de seis marchas.
Hyundai HB20 – Outro compacto bom de mercado e bom de consumo é o HB20. Seja na versão 1.0 três cilindros, ou na 1.6 quatro cilindros, o carro da marca sul coreana mostra bom consumo. Raro nas ruas e também nas lojas, há ainda a opção com o 1.0 turbo. O senão dessa versão é que ela não é tão bem equipada.
Renault Kwid – Sucesso de vendas desde seu lançamento, o subcompacto Kwid é outra opção. Também usando um 1.0 três cilindros, o modelo já tem unidades à venda no mercado de usados, mesmo com apenas um ano de “rua”. Vale lembrar que ele é bastante espartano em acabamento e tem pouco isolamento acústico.
Toyota Etios – Se a aparência duvidosa e o interior espartano não te incomodar, o Etios é outra opção de carro com boa economia de combustível. O motor 1.3 consegue “mandar bem” e sem beber demais.
Fiat Mobi – Se espaço não for preocupação, se você não achar ruim o fato de pagar relativamente caro por um carro que vai ter todas as peças de outros modelos já à venda no mercado e um ínfimo porta-malas, tudo bem, o Mobi Drive também pode ser uma boa opção. Essa é a única versão com o 1.0 três cilindros. Todas as outras vêm com o 1.0 quatro cilindros, mais antigo, cansado e não tão econômico.
Jeep Renegade diesel – Ele não é o mais barato, longe disso, mas você já pode encontrar também no mercado de usados e seminovos. E com o motor 2.0 turbodiesel terá uma vantagem e tanto, em autonomia e custo-benefício na hora de parar na bomba de combustível. São 170 cv e 35,7 mkgf, um ótimo conjunto.
VEJA GALERIA COM OS CARROS MAIS VENDIDOS DO PAÍS EM AGOSTO: