Neymar Jr. voltou a ser manchete. Após acordo, o jogador decidiu abandonar a equipe saudita Al-Hilal e – pelo menos por um tempo – voltar ao Brasil. O atacante optou por retornar ao Santos, porém, tudo ainda depende da rescisão com o time do Oriente Médio. Mas, independentemente se vai ou não atuar, ou por qual clube, o papo aqui é carro. E, goste ou não do atleta, não dá para negar o seu bom gosto para carros.
De acordo com a revista Forbes, Neymar Jr. está entre os jogadores mais bem pagos do mundo. De acordo com o levantamento, divulgado no fim do ano passado, o atleta brasileiro, que ganhou o equivalente a R$ 624,1 milhões em salários na temporada 2024, patrocínios e outros negócios, só perde para Cristiano Ronaldo (do Al-Nassr, com R$ 1,6 bilhão) e Lionel Messi (do Inter Miami, com R$ 766 milhões). Assim, claro, fica fácil ter a garagem dos sonhos.
Sem contar que muitos dos carros que Neymar Jr. já foi clicado desfilando por aí é ganhado – seja por fabricantes ou pelo próprio clube em que atua – ou emprestado. Afinal (quase) todo mundo hoje em dia quer ser notado nas redes sociais a fim de tentar faturar visibilidade e, consequentemente, dinheiro. Desse modo, um carro que apareça ao lado do jogador já tem promoção garantida.
A Audi, por exemplo, já se aproveitou dessa situação no Brasil. Em 2012, quando marcou presença no Salão do Automóvel de São Paulo a fim de atuar como garoto-propaganda da Volkswagen, Neymar Jr. pegou um modelo de demonstração para o público (um R8 GT Spider) e, simplesmente, “saiu no rolê”. Ruim por um lado, por atrapalhar a ação da marca, e genial por outro, pela exposição na mídia.
Exigências
Antes de assinar com o Al-Hilal, Neymar Jr. fez algumas exigências para vestir a camisa do clube saudita. Entre elas, pediu alguns veículos de luxo para a sua coleção. Como destaque, um Bentley Continental GT, avaliado em mais de R$ 3,6 milhões. O cupê tem, sob o capô, o motor V8 de 782 cv de potência e chega a 335 km/h de velocidade máxima.
Mimo
Acostumado a ter carrão desde que se tornou jogador, Neymar Jr. já desfilou a bordo de máquinas como Maserati MC12, Audi RS7 Sportback e as Ferrari California, GT4 Lusso e Portofino. Hoje, no entanto, sua coleção – avaliada em mais de R$ 20 milhões – conta com aquisições como um Rolls-Royce Ghost, que o atleta se deu de presente de aniversário. O carrão de (altíssimo) luxo tem motor 6.6 V12 de 578 cv e preço para lá de R$ 4 milhões.
Na ala dos SUVs, destaque para o primeiro carro de Neymar Jr., um Volvo XC60, em 2012. Outro modelo da categoria também adquirido pelo jogador foi o Range Rover First Edition. Quando lançado no Brasil, em 2022, custava mais de R$ 1,2 milhão. E o jogador já guiou Aston Martin DBX e Lamborghini Urus. Por falar em SUV de luxo, comum nas garagens de astros, estrelas, apresentadores de TV e cantores, o Mercedes-Benz Classe G, claro, não poderia estar de fora da garagem de Neymar Jr. O Mercedes-AMG G63 passa dos R$ 2 milhões no Brasil e leva debaixo do capô dianteiro o 4.0 V8 biturbo, de 585 cv e 86,7 mkgf.
Nada de eletrificação
Como dá para notar, sustentabilidade não é requisito para o esportista. Na coleção, uma série de motores a gasolina, V6, V8, e por aí vai. Pelo jeito, o jogador gosta de ronco. E de carro caro. Por falar em preço, o Aston Martin DBX é um dos mais caros da coleção. Conta com motor 4.0 V8 biturbo produzido pela AMG, divisão de performance da Mercedes-Benz. São, no total, 707 cv e absurdos 91,7 mkgf de torque, números que o levam de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos.
Ferrari batida e outras máquinas italianas
Seja como for, essa é apenas uma parte da coleção do Neymar Jr. O atacante, aliás, já teve modelos icônicos. Em sua maioria, italianos. Em 2015, por exemplo, ele comprou sua primeira Ferrari, uma 458 Spider. O conversível adquirido por mais de R$ 2 milhões na época trazia o motorzão V8 de até 578 cv de potência e acelerava de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Mas, no ano seguinte, o jogador bateu o carro, a caminho da concentração. Saiu ileso, mas a macchina teve algumas avarias na lataria.
E quem pensa que o então jovem jogador traumatizou, se engana. Foi o início da grande paixão pela marca de Maranello. É tanto que já acelerou a Ferrari California e, posteriormente, em 2017, comprou a GTC4 Lusso. Para quem não se lembra, esse foi o esportivo avaliado em R$ 4 milhões que deixou o brasileiro no sufoco, após não conseguir abri-lo ao sair de um jantar em Paris (França). Mais recentemente, faturou uma Ferrari Portofino, que chegou no Brasil avaliada em R$ 2,4 milhões.
Outra italiana queridinha do jogador é a Maserati. Ele é dono de uma das 50 unidades do MC12 já produzidas. Feito entre 2004 e 2005, o superesportivo utiliza o motor V12 de 6 litros que gera até 632 cv a altos 8.000 rpm. E bastam 3.8 segundos para o italiano alcançar os 100 km/h.
Por fim, a lista parece não acabar, mas também conta com um esportivo Huracán STO. O modelo da Lamborghini, de motor 5.2 V10 aspirado com 640 cv e 61,2 mkgf, também faz parte do acordo entre Neymar Jr. e o Al-Hilal. O conjunto mecânico do superesportivo conta ainda com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Dessa forma, consegue chegar aos 325 km/h.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!