Você está lendo...
Ferrari, Lamborghini, Bentley: veja alguns carros da garagem do Neymar
Notícias

Ferrari, Lamborghini, Bentley: veja alguns carros da garagem do Neymar

Atual jogador do Al-Halil, Neymar exigiu alguns carros de luxo para vestir a camisa do time; coleção também conta com modelos clássicos

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

29 de jan, 2024 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Neymar
Neymar conta com coleção milionária de carros na garagem
Crédito:Arquivo pessoal/@neymarjr/ Instagram

Em 2023, o Neymar assinou contrato com o time de futebol Al-Halil, da Arábia Saudita. O salário do atacante é de aproximadamente 200 milhões de euros. Ou seja, cerca de R$ 1,07 bilhão na conversão direta atual e sem impostos. Dessa forma, o craque da Seleção Brasileira recebe, por mês, cerca de R$ 44 milhões. Seja como for, além do salário salgado, o jogador fez algumas exigências para vestir a camisa do clube. E entre elas, alguns veículos de luxo para a sua coleção.

Uma das escolhas foi um luxuoso Bentley Continental GT. Avaliado em mais de R$ 2 milhões no Brasil, o modelo é equipado com o motor W12 turbo 6.0. Este alcança 635 cv de potência e 83,6 mkgf de torque. A transmissão, por sua vez, é automática de 8 marchas. Por fim, a tração é integral. O veículo conta com linhas esportivas clássicas e design cupê na carroceria.



Bentley/ Divulgação
Bentley/ Divulgação

Publicidade


Outro supercarro que o atacante fez questão, foi um Aston Martin DBX que custa, aproximadamente, R$ 2,6 milhões. Além das linhas elegantes e do visual arrojado, o SUV tem como destaque a mecânica. Isso porque ele vem com motor 4.0 litros V8 twin turbo de 707 cv (referência do nome) e 91,7 mkgf de torque. Além disso, traz uma nova transmissão automática de dupla embreagem e 9 marchas. Segundo a fabricante, o SUV acelera de zero a 100 km/h em 3,1 segundos. Já a velocidade máxima vai a 310 km/h.

Mais modelos de luxo

A lista também conta com um Lamborghini Huracán. O modelo, que está prestes a sair de linha, traz o motor V10 5.2 de 640 cv de potência e 61,2 mkgf de torque. O conjunto é acoplado a um câmbio automatizado de sete marchas. Dessa forma, o supercarro consegue chegar até 325 km/h. Seja como for, vale dizer que, com o fim do Hurácan, a Lamborghini também deixa de oferecer o motor V10, que deve dar lugar a um inédito motor híbrido plug-in. Da marca, o jogador já teve também um Urus, SUV líder da montadora que oferta até 650 cv.

Divulgação/Lamborghini
Divulgação/Lamborghini

Em seguida, vem um Mercedes-Benz Classe G Wagon. O curioso é que o jogador pediu três unidades do jipão, que conta com motor V8 biturbo de 585 cv e 86,7 mkgf. O câmbio é automático de nove marchas e a velocidade máxima de 220 km/h. Além disso, o jogador também exigiu uma van da Mercedes-Benz. O modelo não foi especificado, mas terá direito à motorista particular.

Ferrari era queridinha de Neymar

Seja como for, essa é apenas uma parte da coleção do Neymar. O atacante, aliás, já teve modelos icônicos. Em sua maioria, italianos. Em 2015, por exemplo, ele comprou seu primeiro Ferrari, uma 458 Spider. O conversível adquirido por mais de R$ 2 milhões na época trazia o motorzão V8 de até 578 cv de potência e acelerava de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.

Acontece que essa rápida aceleração não foi próspera ao adulto Ney. Pois, no ano seguinte, ele bateu a Ferrari a caminho da concentração do jogo do Barcelona contra o Real Sociedad. Neymar saiu ileso e o carro teve algumas avarias na parte esquerda da lataria.


Divulgação/Ferrari
Divulgação/Ferrari

Isso só foi o início da grande paixão do jogador pela fábrica de Maranello. O camisa 10 da seleção brasileira de futebol já acelerou a Ferrari California e, posteriormente, em 2017, comprou a GTC4 Lusso. Quem não se lembra, esse foi o esportivo avaliado em R$ 4 milhões que deixou o brasileiro no sufoco, após não conseguir abri-lo ao sair de um jantar em Paris. Mais recentemente, faturou uma Ferrari Portofino, que chegou no Brasil avaliada em R$ 2,4 milhões.

Outra italiana queridinha do jogador é a Maserati. Ele é dono de uma das 50 unidades do MC12 já produzidas. Feito entre 2004 e 2005, o superesportivo utiliza o motor V12 de 6 litros que gera até 632cv a altos 8.000 rpm. E bastam 3.8 segundos para o italiano alcançar os 100 km/h. Atualmente, o supercarro é avaliado em R$ 11,5 milhões. No mais, Neymar já teve exemplares da Audi como, por exemplo, o RS7 Sportback, cujo propulsor V8 chega aos 605 cv, bem como um Audi TTS, e claro, um SUV Q5 de até 272 cv.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Aceleramos o Defender 110 PHEV, que roda 51 km em modo elétrico
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.