Agora falta pouco para o lançamento da nova Chevrolet Montana. A General Motors acaba de divulgar uma imagem da traseira da picape. Embora seja um desenho, mostra a parte superior da caçamba e as lanternas conectadas por uma moldura preta, como nos modelos da Peugeot. O conjunto é pequeno e deve ter iluminação de LEDs. O nome Chevrolet, por sua vez, vai ser impresso em baixo relevo na tampa da caçamba, que será alta para ampliar o volume.
O spoiler apareceu diretamente no site da Chevrolet do Brasil, indicando que a Montana entrará em pré-venda em breve. Na página, há uma contagem regressiva de 13 dias. Ou seja, o lançamento está previsto para o dia 1° de dezembro, com entregas a partir de 2023. O teaser ainda mostra outros detalhes, como parte da lateral do modelo, com maçanetas da mesma cor da carroceria e o santantônio.
Seja como for, é certo que a nova Montana vai ter visual moderno como o da Fiat Toro, sua principal rival. Assim, a dianteira vai contar com ampla grade e faróis duplos de LEDs. Outro detalhe interessante é que, de acordo com a GM, a picape terá vedação especial na caçamba. Assim, o objetivo é evitar a entrada de água mesmo em dias de chuva forte.
Interior do Tracker
Como adiantado pelo Jornal do Carro, a Montana será feita sobre a plataforma modular GEM, que serve aos compactos Onix, Onix Plus e Tracker. Assim, é possível afirmar que a picape vai ter itens como seis air bags de série. De acordo com a GM, para se diferenciar da concorrência, a picape terá interior bem moderno. Aliás, a picape vai estrear no Brasil a nova multimídia MyLink. Trata-se do mesmo sistema lançado recentemente no Tracker RS vendido na China. Ou seja, estamos falando de uma tela integrada ao quadro de instrumentos. No modelo chinês, cada uma tem 10,25 polegadas.
Mas, independentemente dos detalhes, é certo que a nova Montana será o primeiro carro feito no Brasil com atualização remota de sistemas eletrônicos. A GM confirmou que a picape terá conexão de internet e atualizações sem fio (OTA, sigla de “Over The Air”). Assim, dispensará idas à concessionária para atualizar algumas funções.
Motor ainda é segredo
Até o momento, os dados técnicos não foram revelados. Seja como for, os demais modelos feitos sobre a plataforma GEM vendidos no Brasil têm motores 1.0 turboflex com potência de até 116 cv e torque de 16,8 mkgf, com etanol. É o caso da linha Onix – hatch e sedã (Onix Plus). Além disso, há o 1.2 turboflex de até 133 cv e 21,4 mkgf, utilizado no Tracker. Essa é a principal aposta para a Montana. Na China, o Tracker conta com o 1.3 turbo de até 163 cv e o 1.5 turbo de 184 cv e 25,5 mkgf´, ambos a gasolina. Juntamente com este último, o SUV pode ter tração 4×4. Porém, é muito improvável a vinda dessas opções ao País.
A nova Chevrolet Montana tem dimensões muito próximas às da Toro no comprimento, largura e altura. Além disso, assim como no modelo da Fiat, a cabine é dupla, de modo a privilegiar o conforto a bordo. Com isso, a capacidade de carga (peso) não é o foco. Porém, as laterais altas da caçamba permitem o transporte de objetos de grande volume.