Um dos motivos principais que deixa o consumidor com pé atrás na hora de comprar veículos elétricos é a demora no carregamento. Principalmente quem costuma viajar com o carro e não quer ficar preso em uma estação de recarga por horas para poder chegar com segurança ao seu destino. Assim, a consultoria P3 desenvolveu uma forma de medição para classificar os modelos que carregam mais rápido.
O chamado Índice de Carregamento P3 analisa o comportamento de carregamento quando a bateria está entre 10% e 80%, que é quando os elétricos carregam na velocidade máxima. Em vez de fazer a medição em kW, por exemplo, o índice utiliza dados de consumo e curvas de recarga para responder a seguinte pergunta: quantos km de autonomia real um veículo elétrico pode carregar em 20 minutos?
No relatório de 2024 foram analisados 22 veículos elétricos vendidos na Europa, inclusive chineses pela primeira vez. O grande vencedor foi o Porsche Taycan, que leva a coroa pela segunda vez desde 2019. Com a maior potência de carregamento de pico de 325 kW, contudo, o sedã adicionou quase 400 km de autonomia em 20 minutos.
Em seguida aparece o Hyundai Ioniq 6, com 346 km disponíveis na recarga nesse período de tempo. Fechando o top 3 está o Kia EV6, que foi o primeiro colocado do Índice P3 em 2022. A autonomia do SUV coreano subiu 309 km nos 20 minutos propostos. Por fim, dois chineses entraram na lista dos 10 carros que mais recuperam alcance: o Nio ET5, com 294 km, e o Xpeng G9, com 287 km.
Os 10 elétricos com maior recuperação de autonomia
- 1 – Porsche Taycan (+ 383 km)
- 2 – Hyundai Ioniq 6 (+ 346 km)
- 3 – Kia EV6 (+ 309 km)
- 4 – Nio ET5 Touring (+ 294 km)
- 5 – Kia EV9 (+ 293 km)
- 6 – Xpeng G9 (+ 287 km)
- 7 – Polestar 2 (+ 278 km)
- 8 – Mercedes-Benz EQS (+ 275 km)
- 9 – Genesis G80 (+ 266 km)
- 10 – BMW i5 eDrive40 (+ 261 km)
Siga o Jornal do Carro no Instagram!