O mercado de carro usado recebeu um gás extra em 2023. Considerado o terceiro melhor ano da história em vendas, conforme números da Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto) teve mais de 14,4 milhão de registros no período. Um dos pontos cruciais foi o pacote do carro popular que, em junho, deu descontos em veículos zero-km e, consequentemente, elevou o movimento nas revendas. O fechamento de negócios foi grande em dezembro, com quase 1,4 mi veículos comercializados.
De olho nesse aumento, o Jornal do Carro separou algumas dicas para que – caso também decida vender – o seu usado fique com cara de zero. Basta ter alguns cuidados extras, com documentação, manutenção e aparência. E alguns desses toques nem exigem o uso de dinheiro.
Por quanto vender?
Por falar em dinheiro, o primeiro ponto é saber quanto quer pedir pelo bem. Para isso, pesquise o valor de revenda do veículo na tabela Fipe. Verifique outros anúncios do mesmo modelo, para ver se não está pedindo algo muito além ou muito aquém.
A princípio, ao anunciar o carro em classificados, selecione fotos de boa qualidade e em vários ângulos. Isso ajuda no negócio. Aliás, fazer aquela limpeza antes da sessão de fotos do carro é essencial. Por fim, escolha um local bem iluminado e durante o dia.
Capriche na descrição do anúncio, com informações detalhadas sobre o carro. Por exemplo, mencione os itens originais de fábrica, se tem novos acessórios, qual a quilometragem e por aí vai. Além disso, destaque os equipamentos que agregam valor, como multimídia, ar-condicionado, airbags, dimensões e tipos de rodas, por exemplo.
Ter todas as notas fiscais de manutenções feitas no veículo também salta aos olhos do comprador. Afinal, essa prática atesta que o carro está bem conservado.
Por dentro e por fora do carro
Na parte de manutenção, verifique se os itens básicos do seu usado seguem em bom estado de conservação. Portanto, óleo, filtro do ar-condicionado, pneus, palhetas dos limpadores, etc. E veja se não há borrachas ressecadas pelo veículo. Isso desvaloriza. E, por fim, atente-se aos detalhes. Por exemplo, se a roda está ralada, pinte. Se o teto está amarelado, limpe. Se o carro está fedido, faça a higienização interna.
Do lado de fora do carro, faça um polimento ou cristalização para devolver o brilho da pintura e remova customizações. Em síntese, detalhes personalizados ou datados (adesivos mal conservados de versões especiais, por exemplo) podem afastar potenciais compradores. Deixe o veículo com a aparência neutra.
Uma vez que fisgou o potencial comprador, seja sincero. Converse sobre o histórico do carro – inclusive, mencione a existência de multas ou consertos por conta de batidas ou enchentes.
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