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Veja quais são os 10 carros mais baratos do Brasil em 2023
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Veja quais são os 10 carros mais baratos do Brasil em 2023

Lista dos carros mais baratos do País tem três modelos da Fiat, os campeões Onix e HB20, e o Renault Kwid como o campeão do custo-benefício

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

09 de mar, 2023 · 9 minutos de leitura.

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Citroën
1.0 Firefly com três cilindros e 75 cv
Crédito:Citroën/Divulgação

Com os preços atuais, comprar um carro 0-km no Brasil se tornou tarefa complicada. A procura exige paciência e um bom dinheiro em caixa. Para ajudar quem sonha e quer um automóvel novo, o JC preparou a lista dos 10 carros mais baratos à venda no País neste início de 2023. Como o foco é a relação custo-benefício, todos os modelos abaixo estão em suas versões de entrada, com motor 1.0 flex e câmbio manual. E correspondem ao valor de tabela.



Confira abaixo os carros mais baratos do Brasil em março de 2023:

10°) Volkswagen Polo MPI – R$ 84.490

Polo
Volkswagen Polo MPI (Diogo de Oliveira/Estadão)

Opção mais cara deste ranking, o Volkswagen Polo MPI encabeça a lista dos carros mais baratos do País. O hatch é equipado com motor 1.0 MPI flex e câmbio manual de 5 marchas. Esta é a versão intermediária da linha Polo 2023. Assim, dispõe de itens de série como ar-condicionado, direção elétrica, faróis de LEDs e multimídia, por exemplo. Mas este não é o VW mais em conta do mercado brasileiro, como veremos a seguir.

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9°) Fiat Cronos 1.0 – R$ 83.890

Fiat Cronos Argentina
Fiat Cronos (Fiat/Divulgação)

Feito na Argentina, o Cronos é o único sedã entre os carros mais baratos do Brasil O sedã compacto da Fiat usa o mesmo conjunto mecânico do hatch Argo. Ou seja, motor 1.0 flex de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas. Bem equipado de fábrica, traz ar-condicionado, direção, vidros e travas elétricos, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura. Uma boa opção para quem precisa de um porta-malas enorme. São 525 litros.

8°) Chevrolet Onix 1.0 – R$ 82.490

vendas
Chevrolet Onix (Chevrolet/Divulgação)

Terceiro modelo mais caro da lista, o Chevrolet Onix perdeu a liderança do mercado em 2021 para a Fiat Strada. O hatch sofreu em 2021 e 2022 com idas e voltas na produção, que ficou meses parada por falta de chips eletrônicos. Equipado com motor 1.0 flex de 82 cv e câmbio manual de seis marchas, o hatch se destaca por oferecer 6 airbags de série. Em contrapartida, a versão de entrada sequer traz multimídia, que aparece a partir da versão intermediária.

7°) Volkswagen Polo Track – R$ 80.580

Volkswagen Polo Track 2023
Novo Volkswagen Polo Track (Eugênio Augusto Brito/Estadão)

Ocupando a vaga deixada pelo veterano Gol, o Volkswagen Polo Track estreou em fevereiro para ser o novo carro de entrada da marca alemã. Entretanto, apesar da plataforma mais moderna e melhorias técnicas, o hatch conta com o mesmo conjunto mecânico disponível no antecessor. Ou seja, motor 1.0 flex de 84 cv e câmbio manual de cinco marchas.


6°) Hyundai HB20 Sense – R$ 79.490

Veja nossas impressões sobre o Hyundai HB20!

Com visual renovado em 2022, o HB20 Sense é o carro mais acessível da Hyundai. A versão de entrada do hatch usa motor 1.0 flex de 80 cv e câmbio de cinco marchas, e tem a segurança como ponto forte: são 6 airbags, como no Onix, além de controles eletrônicos de estabilidade e de tração. Com isso, o compacto feito em Piracicaba (SP) está na lista dos carros mais baratos do País. A tabela tem preço inicial abaixo de R$ 80 mil.

5°) Fiat Argo Drive 1.0 – R$ 78.590

Fiat
Fiat Argo (Fiat/Divulgação)

Mais um membro da Fiat no ranking dos carros mais baratos, o Argo Drive é a opção um degrau acima do subcompacto Mobi. O hatch traz o mesmo conjunto de motor e câmbio do novo Citroën C3 e tem lista de opcionais honesta. Há, por exemplo, os básicos ar-condicionado e direção, vidros e travas elétricos entre os itens de série. Destacam-se também o banco do motorista com ajuste em altura, bem como computador de bordo.

4°) Renault Stepway Zen 1.0 – R$ 77.990

Renault Sandero Stepway
Renault Stepway (Rodolfo Buhrer/Renault)

O Renault Stepway é a opção mais barata do Sandero, mas nem sempre foi assim. A versão aventureira costumava ser a mais cara da linha. Contudo, foi reposicionada e passou a usar o motor 1.0 flex de 82 cv e 10,5 mkgf de torque, e o câmbio manual de cinco marchas. De fábrica, o hatch traz luzes diurnas de LEDs e central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, além de “ar e direção”. Da mesma forma, sensores de obstáculos traseiro estão no pacote.


3°) Citröen C3 Live 1.0 – R$ 69.990

Confira nossa avaliação sobre o novo Citroën C3!

Principal lançamento da Citroën nos últimos anos, a nova geração do C3 integra a lista na versão Live, que é a opção mais em conta. O hatch com linhas de SUV usa o mesmo motor 1.0 flex de Fiat Mobi e Argo, e se destaca pelo amplo espaço interno. Por exemplo, o porta-malas acomoda 320 litros. Entretanto, peca pelo número de itens de séries disponíveis. Nesta versão, o novo C3 é muito básico e descarta o multimídia com tela de 10″.

2°) Fiat Mobi Like – R$ 66.990

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Fiat Mobi (Fiat/Divulgação)

Modelo de entrada da Fiat no Brasil, Mobi é o segundo da lista dos carros mais baratos. O hatch usa o motor 1.0 flex e câmbio manual de cinco marchas presentes no Argo, no Cronos e no Citroën C3. Assim, para ser acessível, o subcompacto da marca italiana traz o trivial de fábrica. Ou seja, vem com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricas apenas.

1°) Renault Kwid Zen – R$ 66.590

Renault Kwid (Renault/Divulgação)

Hatch mais acessível da linha Renault e do Brasil, o Kwid na versão Zen tem motor 1.0 SCe flex de 71cv e 9,8 mkgf de Torque. O hatch feito em São José dos Pinhais (PR) duela com o Fiat Mobi pelo posto de carro mais barato do País, Assim, por uma pequena vantagem, é atualmente o automóvel 0-km com menor preço de tabela.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.