A Volkswagen emplacou mais de 400.00 carros em 2024 no Brasil. Ou 400.379 para ser mais exato — um crescimento de 16% em relação a 2023. Mas teve um modelo que se destacou: o Polo. O hatch, carro de passeio mais vendido do País pelo segundo ano consecutivo, contribuiu com nada menos que exatas 140.155 unidades. O aumento foi de 26% se comparado com o mesmo período de ano retrasado. No ranking geral, o Polo só perdeu para a Fiat Strada, que fechou o ano como veículo mais vendido.
Ano passado, o modelo teve duas novidades. No primeiro semestre a VW lançou a versão Robust, voltada ao mercado do agronegócio, com suspensão levantada e acessórios específicos para encarar o piso ruim de fazendas e terrenos mais acidentados. Já na última parte do ano foi a vez da série especial alusiva ao Rock In Rio. Depois de Fox, Gol e Saveiro, o hatch foi escolhido para ser o modelo limitado a 4.000 exemplares e que comemora o patrocínio da VW ao festival de música.
Os grandes louros, no entanto, são da configuração Track, lançada em 2023. Aposta no custo-benefício ao custar, atualmente custa R$ 92.990 e vem com motor 1.0 aspirado de até 84 cv e transmissão manual de cinco marchas.
Volkswagen não é só Polo
Por outro lado, o Polo não foi o único destaque da Volkswagen em 2024. O T-Cross terminou o ano como o SUV mais vendido do Brasil, com 83.975 unidades — terminando na frente de Hyundai Creta e Chevrolet Tracker. O recém-reestilizado Nivus, por sua vez, emplacou 55.924 unidades. A veterana Saveiro também obteve seu melhor volume de vendas desde 2014. A picape compacta contribuiu com exatas 56.979 exemplares.
Ademais, os 400.379 veículos da marca alemã emplacados em 2024 no Brasil representam 55.340 unidades a mais do que em 2023, quando foram registradas 345.039 carros. A subsidiário brasileira registrou o terceiro maior volume de vendas da Volkswagen no mundo, atrás apenas de China e Alemanha.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!