A Volkswagen confirmou o investimento e o início da produção em pré-serie do novo SUV médio da marca, o Tarek. O modelo que será feito na Argentina, na fábrica de Pacheco, chega ao Brasil no final de 2020.
Além do novo SUV médio, que virá brigar com o líder do segmento, o Jeep Compass, a fábrica começa a produzir também as transmissões MQ281. Para essas novidades, a Volkswagen investiu US$ 800 milhões, cerca de R$ 3 bilhões. Desse montante, US$ 650 milhões são para o Tarek e os outros US$ 150 para a produção da transmissão – que será exportada para a Europa.
O gerente do projeto, Leonardo Ezcurra, confirmou ainda no ano passado que a única motorização do Tarek será o motor 1.4 turbo de 150 cv. Para o Brasil, esse propulsor recebe ainda a tecnologia flexível.
Em qualquer uma das três versões que terá, ele será equipado apenas com o câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. É o mesmo conjunto que é utilizado em outros modelos produzidos sobre a plataforma MQB A, tal qual o Jetta.
Outros SUVs da Volkswagen já estão ‘no forno’
Além do Tarek, que é uma aposta para 2021, com lançamento no Salão do Automóvel, caso a Volkswagen também não decline do evento, a empresa alemã já tem outros SUVs mirando no Brasil.
Ainda este ano chega às ruas o Nivus. O modelo é uma variação cupê do Polo e será lançado ainda no primeiro semestre. Ele vai utilizar o motor 1.0 turbo de 128 cv e o câmbio automático de seis marchas. O modelo já foi flagrado em testes.
Para 2022, a Volkswagen lançará um SUV subcompacto, produzido em Taubaté (SP). A aposta é que seja baseado em um conceito que será mostrado durante a Auto Expo, na Índia. O nome de projeto é A0 SUV.
A expectativa é que o modelo, dentro da onda de SUVs, substitua o espaço hoje destinado aos hatches compactos, como Up!, Gol e Fox, na gama da Volkswagen. A motorização adotada pra ele deve ser o 1.0 turbo de 105 cv, o mesmo do Up! TSI.