Você está lendo...
Volkswagen revela na China novo SUV Tavendor; será que vem ao Brasil?
Mercado

Volkswagen revela na China novo SUV Tavendor; será que vem ao Brasil?

SUV chinês feito pela joint-venture FAW-Volkswagen terá motor 2.0 turbo a gasolina sob o capô; são 186 cv ou 220 cv na versão R-Line

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

29 de mai, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen
Modelo terá versão convencional e a esportiva R-Line, com mudanças visuais
Crédito:Reprodução/Ministério de patentes chinês

A Volkswagen revelou mais um SUV. Trata-se do seu 19º desde o início da ofensiva da marca no segmento, que teve início em 2018 com o T-Cross. Desta vez, o novo modelo, que se chama Tavendor, surge na China sobre a mesma base MQB do Teramont e do Atlas, os atuais SUVs de topo da marca alemã.

Reprodução/Ministério de patentes chinês

Por ora, não se sabe se o modelo – cujas imagens escaparam do ministério de patentes do chinês – será exclusivo do país asiático. A sua produção ficará a cargo da joint-venture FAW-Volkswagen. Mas a VW pode torná-lo global, já que, atualmente, a marca não tem um SUV sucessor do Touareg no Brasil. Contudo, por ora, não passa de especulação.

Publicidade




Volkswagen
Reprodução/Ministério de patentes chinês

Em síntese, o Volkswagen Tavendor é um SUV (bem) grande. Tem quase 5 metros de comprimento – 4,94 m, para ser mais preciso – e 2,98 metros de entre-eixos. Com tanto espaço, poderia ter versões de sete lugares. Entretanto, nada disso. Por ora, está disponível com cinco assentos.

Pelo lado de fora, o SUV tem faróis retangulares integrados à grade frontal (como no Taos, por exemplo). Nas laterais, frisos cromados vão dos faróis até as proximidades dos retrovisores (tal como o Peugeot 3008). Nas imagens, a princípio, dá para notar que o teto vem na cor preta, para contrastar com a pintura da carroceria. Tom negro também nas lanternas – que vão de uma ponta a outra da carroceria.


Volkswagen
Reprodução/Ministério de patentes chinês

Versões normal e esportiva

Os registros chineses revelam que o novo SUV grande da Volkswagen terá uma versão convencional, bem como a esportiva R-Line. Entre elas, mudam detalhes como para-choques, rodas, entradas de ar e, claro, o logotipo alusivo à versão com visual mais arrojado.

Reprodução/Ministério de patentes chinês

Mas, independentemente da configuração, sob o capô o SUV traz o motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo a gasolina aliado ao câmbio DSG automatizado de 7 marchas. O que varia é a potência. São 186 cv no Tavendor normal (330 TSI) e 220 cv no R-Line (380 TSI). Este último tem tração integral. O lançamento lá será no segundo semestre deste ano.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião