O Volkswagen T-Cross pode ter porte de SUV compacto, mas por causa dos consecutivos aumentos de preço, o utilitário esportivo encosta no valor dos SUVs médios. O mais novo reajuste da montadora fez com que só a versão manual encoste nos R$ 100 mil, enquanto a topo de linha se aproxima dos R$ 130 mil.
Desde sua estreia, no início de 2019, somente a versão mais cara Highline 250 TSI custava mais de R$ 100 mil. Hoje, a versão de entrada 200 TSI com câmbio manual e motor 1.0 turbo de 116 cv sai por R$ 97.490,contra R$ 95.550 antes do reajuste. Todavia, essa configuração chegou ao mercado por R$ 84.990, número que representa um aumento de 14,6% em cerca de dois anos.
Quem quiser trocar o câmbio manual pelo automático de seis velocidades, terá que desembolsar no mínimo R$ 105.490. Em cerca de um mês, essa variante aumentou R$ 2.110. Entretanto, os itens de série seguem os mesmos.
A 200 TSI automática adota, por exemplo, lanternas traseiras em LED, sistema de frenagem automática pós-colisão, assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade e sistema mutimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas.
No caso da versão intermediária Comfortline 1.0, o valor subiu em R$ 2.300 e chegou em R$ 119.190. Assim, SUV ultrapassa o preço do Renegade Longitude Flex (118.791) e do Tracker Premier 1.0 (R$ 117.990). Contudo, vale reiterar que no lançamento do T-Cross no Brasil, essa configuração valia R$ 99.990.
Dentre algumas das funcionalidades da Comfortline, estão o ar-condicionado digital, câmera de ré, acesso sem chave, volante multifuncional com shift paddles e botão de partida.
Desde que entrou no catálogo, Highline já subiu mais de 16%
Já a Highline 250 TSI, única versão que carrega o motor 1.4 tubo de 150 cv, saltou de R$ 125.690 para R$ 128.190 e ganhou o maior reajuste de toda linha. Dessa forma, ela carrega o maior aumento percentual desde sua chega ao Brasil, cerca de 16,4%.
Além dos itens presentes nas outras variante, essa recebe sistema start/stop, detector de fadiga do motorista e parafusos nas rodas com sistema anti-furto, por exemplo.
Vale lembrar que para o segundo trimestre deste ano, o SUV médio Taos chegará ao Brasil. Concorrente do Jeep Compass e do Futuro Toyota Corolla Cross, o modelo deverá ficar na faixa dos R$ 140 mil, R$ 150 mil.