Um conceito criado nos Estados Unidos mostra um lado mais aventureiro do Volkswagen Taos. A versão Basecamp, já feita sobre o SUV grande Atlas, surge no novo utilitário médio com a adição de acessórios. Pois o Taos Basecamp será lançado não só no mercado norte-americano, mas também na Argentina, de onde provavelmente virá para o Brasil.
Conforme apurou o Autoblog Argentina, a versão de apelo off-road será feita no país vizinho a partir de outubro, e chegará às lojas em dezembro. Nesta mesma época, o Taos Basecamp, então, deverá desembarcar no Brasil, para acirrar a disputa com os rivais Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Tem 4×4?
A despeito do visual cheio de valentia, o Volkswagen Taos Basecamp será um aventureiro. O modelo terá suspensão elevada, rodas de aro 17 com pneus todo-terreno, molduras pretas nos para-choques e nas caixas de rodas, saias laterais, bem como alguns detalhes coloridos e exclusivos que lhe darão ares de 4×4. Entretanto, terá a tração apenas dianteira.
Por ora, o Volkswagen Taos está à venda no Brasil somente com o motor 1.4 TSI turbo flexível de 150 cv e 25,5 mkgf de torque. Este trabalha com o câmbio automático sequencial de seis marchas. A tração é sempre dianteira e, por ora, não há previsão de o SUV oferecer a tração integral 4Motion. No entanto, a opção está disponível para os norte-americanos.
Ou seja, o VW Taos Basecamp será um “4×4 de butique”, tal como os hatches aventureiros que ainda estão no mercado, como Renault Sandero Stepway e Hyundai HB20X. Entretanto, isso não deverá ser um problema para a nova versão do modelo da Volkswagen, uma vez que as opções flexíveis de Compass e Corolla Cross também possuem tração apenas dianteira.
Taos tem só duas versões
A Volkswagen lançou o Taos no fim de maio com entregas a partir do fim deste mês de junho. O novo SUV da marca alemã é produzido em Pacheco, na Argentina, e vem importado em apenas duas versões: Comfortline e Highline. A opção de entrada tem preço a partir de R$ 154.990, enquanto a edição especial de lançamento chega a R$ 191.060.
O VW Taos é bem equipado e já vem com itens como ar-condicionado de duas zonas (com saídas traseiras), câmera de ré, rodas de liga-leve aro 18, controlador de velocidade, sensores de chuva e luminosidade, além de carregador por indução para smartphones.
Tem ainda moderno display de 8 polegadas para o quadro de instrumentos, bem como a central multimídia VW Play, com tela de 10,1 polegadas com conexão com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Além das tecnologias embarcadas, o SUV médio tem uma cabine generosa e o maior porta-malas da categoria, com 498 litros.