Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

15/05/2021 - 5 minutos de leitura. Atualizado: 14/05/2021 | 23:23

Novo Polo GTI será revelado em junho, veja como ficará o “hot hatch” da Volkswagen

Icônica versão esportiva do Polo terá forte influência do Golf GTI no visual e deve manter o motor 2.0 TSI turbo de 200 cv

Volkswagen Polo GTI
Sketch mostra como ficará o novo Volkswagen Polo GTI, que será revelado no fim de junho pela marca alemã Crédito: Volkswagen/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A pandemia da Covid-19 tem mudado o calendário de eventos da indústria automobilística. Pelo segundo ano consecutivo, o tradicional encontro de modelos GTI às margens do lago Wörthersee, na Áustria, não pôde acontecer. Por isso, a Volkswagen simbolicamente aproveitou a data para revelar aos fãs a primeira imagem oficinal do novo Polo GTI.

Trata-se de um sketch (desenho) da versão esportiva do hatch. Porém, as linhas revelam forte influência do médio Golf na sua versão GTI. O design traz a identidade mais moderna da Volkswagen, marcada pela nova assinatura de luzes de LED que avança pela grade até o escudo. Um detalhe diferente são os faróis de neblina que ficam escondidos na grelha.

Embora seja um facelift, o novo Polo GTI terá alterações em toda a dianteira. Isso incluí faróis, capô, bem como o para-choques, que apresenta formato mais esportivo, com uma grande tomada de ar central. Lá estão também os elementos tradicionais dos modelos da linha GTI. A sigla vermelha fica no interior da grade, que traz um filete na mesma cor.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Motor 2.0 turbo

Por enquanto, a Volkswagen não deu mais detalhes sobre o modelo. No comunicado oficial, a montadora diz apenas que o seu “hot hatch” terá “tração dianteira de alto torque, chassi esportivo com afinação dinâmica e design expressivo”. Assim, a marca acredita que o Polo GTI vai continuar a “se destacar na multidão”. Entretanto, a versão não é só estética.

Por tradição, o Polo GTI traz ajustes próprios, como freios aprimorados, pneus mais largos e suspensão mais firme. São mudanças importantes feitas para acompanhar a mecânica, que deverá manter o conjunto atual. O modelo é equipado com o motor 2.0 TSI turbo a gasolina de injeção direta capaz de gerar 200 cv de potência e 32,6 mkgf de torque.

Para dar o máximo de agilidade, o Polo GTI usa uma transmissão de dupla embreagem. Assim, segundo a Volkswagen, o hatch compacto arranca até os 100 km/h em 6,7 segundos, e atinge velocidade máxima de 237 km/h. Por ora, a marca alemã não mostrou o design da traseira, nem a cabine. Mas é certo que o modelo manterá a tradição, com os bancos em tecido xadrez.

Volkswagen Polo GTS
Volkswagen/Divulgação

Longe do Brasil

Para tristeza dos fãs da linha GTI, o Volkswagen Polo nacional não deverá oferecer a versão por aqui. No mercado brasileiro, a montadora oferece as versões GTS do Polo e do Virtus, que, se não aceleram como o GTI, ao menos trazem um tempero extra. O motor 1.4 TSI turbo flexível entrega 150 cv e 25,5 mkgf de torque, produzindo um zero a 100 km/h em 8,4 segundos.

O único pesar no Volkswagen Polo GTS é o preço sugerido de R$ 120 mil. Por esse valor, poderia ser um GTI com tecido xadrez nos bancos.



Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais