A Volkswagen está com planos de eletrificar toda sua linha de modelos nos próximos anos. A fabricante revelou durante a prévia para o Salão de Frankfurt que cada gama de modelos terá ao menos uma versão elétrica ou híbrida a partir de 2030.
A marca também irá lançar nada menos que 50 modelos eletrificados nos próximos oito anos. Serão 30 híbridos plug-in e 20 carros totalmente elétricos. O uso da eletricidade é um dos pontos mais tocados pela marca no salão alemão.
A fabricante quer reconstruir a imagem, abalada pelo escândalo das fraudes nas emissões de poluentes. Tanto que irá investir pesado na eletrificação de sua linha. Serão nada menos que 20 bilhões de euros ao longo da próxima década apenas para pesquisa e desenvolvimento de híbridos e elétricos.
Ainda assim, os motores a combustão ainda estarão presentes nos modelos por um bom tempo. A afirmativa é do próprio CEO da Volkswagen, Matthias Mueler. Segundo o executivo, os motores a combustão ainda têm ao menos uma geração de vida. Em desenvolvimento, a nova geração de motores da marca vai representar a transição para uma linha apenas com modelos 100% elétricos.
Um dos projetos mais avançados é o I.D. Crozz II, um crossover elétrico que entra em produção em 2020. O conceito de Frankfurt traz linhas mais próximas das de um modelo de produção. Ele tem dois motores elétricos que juntos entregam 305 cv e que permitem ao modelo atingir a máxima de 180 km/h e ter uma autonomia de 500 km com uma única carga. Ele também tem tecnologia 100% autônoma.
Autônomos. Outra frente de desenvolvimento da marca são os carros autônomos. Uma das estrelas da Audi no salão será o conceito Aicon. O modelo já é um autônomo nível cinco, o mais avançado. O Aicon não tem volante ou pedais e terá condição totalmente automática.
Lançamentos. Entre os modelos já em produção, a Volkswagen tem como um de seus principais lançamentos o T-Roc. O SUV feito sobre a base do Polo tem visual agressivo e bom espaço interno, apesar das dimensões compactas. A Lamborghini trouxe o novo Aventador S Roadster, enquanto a Audi mostra o R8 V10 com tração traseira.