A Volkswagen vai vender os elétricos ID.4 e ID.Buzz no Brasil. Até então anunciados sob o esquema de assinatura da marca Sign & Drive, ambos os modelos não devem demorar a chegar às concessionárias da marca. Afinal, carro elétrico já virou realidade no Brasil. O BYD Dolphin, por exemplo, está nadando de braçada e já comercializou mais de 3.000 unidades em seu primeiro mês de vendas.
O início das vendas de ID.4 e ID.Buzz – ambos, produzidos na plataforma MEB do Grupo Volkswagen – foi confirmado por Ciro Possobom, CEO da Volkswagen no Brasil, durante entrevista ao CBN Autoesporte. De acordo com o executivo, “Os primeiros 70 carros chegaram para comemorar os 70 anos. Os próximos, serão vendidos”. No entanto, não há informações sobre datas ou previsão de preços.
A princípio, as unidades do ID.4 disponíveis para assinatura custam R$ 9.900 mensais. Já o montante pago pelo interessado na assinatura dos 70 exemplares do ID.Buzz ainda segue sob sigilo.
Preços
Desse modo, cabe lembrar que, na Alemanha, o ID.4 em versão semelhante à oferecida por assinatura no Brasil não sai por menos de 48.635 euros (quase R$ 254 mil, na conversão direta). O ID.Buzz, todavia, deve chegar por aqui ainda mais caro. Afinal, em seu país de origem, custa 64 mil (pouco mais de R$ 334 mil). No entanto, não se sabe ao certo quanto custarão os modelos no País. Afinal, cabe lembrar que a régua baixou por aqui. À exemplo do início da década passada, a “invasão chinesa” vem puxando os preços da concorrência para baixo, pois os asiáticos estão chegando com tudo: carros mais equipados e por valores mais em conta.
Concorrendo na faixa de BYD Yuan Plus e Volvo XC40, o ID.4 vem com motor elétrico (no eixo traseiro) de 204 cv. Tem 31,6 mkgf de torque. A autonomia da bateria (de 77 kWh) gira em torno de 370 km, de acordo com medições do Inmetro. Na Kombi elétrica, a mecânica é a mesma. Aliás, as listas de equipamentos da dupla também se assemelham. Em ambas: controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa com correção no volante, bem como detectores de fadiga e de ponto cego. Ar-condicionado digital e telas digitais para quadro de instrumentos e central multimídia também fazem parte do pacote.