A Volkswagen vai paralisar a produção da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A paralisação servirá para adequar a linha de produção para a montagem do Taigun, um novo SUV compacto. O modelo será posicionado abaixo do T-Cross. A paralisação ocorrerá a partir do próximo dia 25 de março e durará 12 dias.
O novo carro também usará a plataforma MQB A0, a mesma de Polo, Virtus e T-Cross, mas custará menos que o SUV recém-lançado. O T-Cross parte de R$ 84.990 com motor 1.0 turbo.
No entanto, ao contrário do T-Cross, o Taigun terá o entre-eixos do Polo, de 2,56 metros, ante os 2,65 metros de Virtus e T-Cross. O único motor provável para o novo carro deverá ser o 1.0 turbo de até 128 cv. O Taigun ainda terá câmbio manual ou automático de seis marchas.
O Taigun deverá concorrer com modelos como Honda WR-V, JAC T40 e Caoa Chery Tiggo2. O modelo será um produto inédito na linha global da Volkswagen, já que a gama de SUVs europeia também parte do T-Cross. O modelo também acaba de ser lançado por lá e é o menor SUV da VW até então.
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RADIADOR
O radiador, no passar dos anos, continua o mesmo e de outras maneiras o sistema de arrefecimento tem sido melhorado, especialmente para carros de alto desempenho
CHAVE DE SETA
Elas ficaram mais robustas, tem formato diferente, mas contiuam do mesmo jeito no quesito função.
DESEMBAÇADOR
O desembaçador traseiro também não mudou desde que foi implantado. O sistema que garante a visibilidade, especialmente no vidro traseiro, continua sendo feito de filamentos que são aquecidos para tirar do vidro o embaçado que surge em dias frios ou de chuva
CINTO DE SEGURANÇA
Desde que foi desenvolvido em 1959 por Nils Bohlin, funcionário da Volvo, a evolução do cinto de segurança foi a implantação do sistema autoretrátil, utilizado até hoje. No mais, patentes de tecnologias, como um air bag no próprio cinto, foram divulgadas, mas não entraram em produção, mantendo o sistema, que é importante na segurança dos ocupantes, sem alterações, porém ainda eficiente
LIMPADOR DE PARA-BRISA
Com 104 anos de existência, o limpador de para-brisa mantém a sua essência inalterada. O sistema que retira o excesso de água do para-brisa para que o motorista possa enxergar durante a condução em tempo chuvoso ainda é o mesmo - com uma haste com borracha na ponta e que precisa ser trocada a cada doze meses ou 10 mil km rodados
MACACO
Outro item que não muda com o passar dos anos é o macaco. Com a utilidade de levantar o carro para a troca dos pneus em caso de furos, o componente não teve alterações ou inovações que sejam revolucionárias. O macaco tem diferentes tipos, mas mantém o mesmo padrão se tratando do que pode ser carregado no carro, tem uma rosca sem fim que serve para levantar ou retrair as partes retirando o carro do chão.
LUZES DE LEITURA
As luzes de leitura poderiam fazer a frase "time que está ganhando não se mexe" real. Centralizadas, ou em dois pontos, um à frente e outro para o banco de trás, elas não mudaram ou apresentam inovações. Podem estar ligadas, desligadas e ligar ou não com a abertura das portas. Ajudam a encontrar chaves, documentos e moedas dentro do veículo. A maior ainda não adotou LEDs
Taigun é aguardado há anos
O modelo é um dos 20 lançamentos que a Volkswagen prometeu para o próximo ano. O Taigun deve finalmente chegar ao mercado após várias mudanças de rumo do projeto desde que o nome apareceu pela primeira vez, ainda em 2013.
Na época, o modelo teria porte ainda menor, já que seria baseado no VW Up!. Um conceito chegou a ser mostrado no Salão de São Paulo de 2012 e patentes apareceram na China no ano seguinte, mas aquele carro jamais chegou a entrar em produção.