Você está lendo...
Volkswagen vai produzir chips para seus futuros carros autônomos
Tecnologia

Volkswagen vai produzir chips para seus futuros carros autônomos

Segundo o chefe do grupo Volkswagen, Herbert Diess, montadora vai desenvolver os próprios chips e softwares de condução

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

03 de mai, 2021 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen ID.4
Volkswagen vai fabricar os chips e o software dos seus carros autônomos no futuro
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A crise de abastecimento de semicondutores na indústria automobilística fez a Volkswagen tomar uma decisão. A montadora vai produzir os chips de seus carros autônomos no futuro. Assim como o software de condução. É o que declarou o presidente executivo do grupo Volkswagen, Herbert Diess.

“Em vista da alta demanda para os carros, o software e o hardware precisam sair de uma mão só”, afirmou Diess ao jornal alemão Handelsblatt. Ou seja, a marca terá sua própria fábrica de chips. E um time de programadores para criar o software de condução autônoma.

Segundo o executivo, a Volkswagen não pretendia produzir os chips, mas apenas garantir a patente deles, deixando a fabricação com fornecedores. Já a programação seria feita pela Cariad, divisão de softwares do grupo alemão. Dessa maneira, a marca deteria a tecnologia e todos os processos.

Publicidade


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Tesla no radar?

A falta de semicondutores na indústria de carros por causa da pandemia sem dúvida levou a Volkswagen a tomar tal decisão. Entretanto, a concorrência também pode ter influenciado a montadora. Isso porque a Tesla também detém as patentes e segredos sobre seus modelos.

A marca californiana de carros elétricos usava chips convencionais fornecidos pela Nvidia, mas depois passou a exigir chips personalizados e exclusivos. Dessa forma, a Tesla mantém maior controle sobre o desenvolvimento de tecnologias como o sistema Autopilot.


A Apple é outra empresa segue a mesma estratégia e desenvolve seus próprios chips. Além de preservar a tecnologia em suas fábricas, a marca da maçã tem maior liberdade para criar produtos. E não precisa atualizar aparelhos por causa de atualizações em peças de terceiros.

“A Apple e a Tesla possuem maior competência em termos de como os semicondutores são definidos”, afirmou Herbert Diess. O executivo não deu um prazo de quando a empresa irá apresentar seus sistemas. Mas espera-se que a Volkswagen apresente seu primeiro carro autônomo em 2025.



Deixe sua opinião