De janeiro até novembro, a Volvo vendeu 7.119 carros no Brasil. Os números são da Fenabrave. Entretanto, com a chegada do EX30 ao portfólio da marca sueca, a ideia é dobrar o número de vendas. E a fabricante promete esforço para conquistar a clientela. O objetivo é, inclusive, amenizar o impacto causado pelo governo – que vai aumentar os preços de veículos eletrificados no País – no bolso do consumidor interessado em modelos híbridos e elétricos.
Em síntese, por decreto do governo, a partir de janeiro os carros eletrificados ficarão mais caros. A princípio, veículos a bateria pagarão 10% de taxa de importação, percentual que subirá para 18% em julho. Já os híbridos pagarão taxa de 12% a partir do próximo mês, e de 20% de julho em diante. Contudo, a Volvo vai aplicar um percentual menor em seus modelos para não perder volume e continuar a crescer nas vendas.
Desse modo, a Volvo afirma que o EX30 terá aumento de apenas 5%. Ou seja, o preço agressivo que parte de R$ 229.950 sobe para pouco mais de R$ 240 mil. Diferença exata de R$ 11.497,50. Vale recordar que o SUV já está em pré-vendas no Brasil, mas chega às mãos dos primeiros compradores apenas a partir de maio.
Proposta diferenciada
Mas o que o carro tem de tão extraordinário para ficar incumbido de tanta responsabilidade? A princípio, a ideia da Volvo é, com o EX30, oferecer baixo custo e abrir a porta de entrada ao mundo premium ao consumidor. Para isso, a fabricante conseguiu ter um carro elétrico com preço de Jeep Compass Flex. Isso se deve, basicamente, a cinco principais pontos: tamanho compacto (usa menos matéria prima), motor elétrico (mais barato de reparar), produção na China (mão de obra mais em conta), além disso, o visual minimalista e o uso de materiais recicláveis rendem economia de custos na produção.
Como é o carro que vem aí?
Apresentado no começo de junho em Milão (Itália), o SUV feito na nova plataforma elétrica Sustainable Experience Architecture (SEA), da chinesa Geely – detentora da Volvo – tem, em medidas, tem 4,23 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Desse modo, o EX30 pode vir com dois tipos de bateria. A de 51 kWh leva fosfato de ferro e lítio (LFP), e a de 69 kWh combina lítio, níquel, manganês e cobalto (NMC). Em ambas, a potência de 276 cv e o torque de 35 mkgf não mudam. Assim, leva o modelo de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. O único ponto é atender cada tipo de uso.
A promessa da Volvo é entregar entre 344 km e 475 km de autonomia máxima, dependendo da versão. Mas este número corresponde ao ciclo global WLTP. Até o momento, o carro não foi homologado no Brasil e, portanto, ainda não passou por aferição do Inmetro. Em relação à recarga, a arquitetura do Volvo EX30 aceita potência de até 153 kW, a depender da versão. Isso significa que o carregamento de bateria entre 10% e 80% leva pouco mais de 25 minutos.
Quatro versões de acabamento
O novo SUV elétrico tem, a princípio, quatro versões de acabamento, no total. São elas: Core Single Engine, Core, Plus e Ultra. As três últimas, com o sobrenome Extended Range, de “autonomia estendida”. O modelo com dois motores, por ora, não será vendido no Brasil.
Produzido exclusivamente na China, o EX30 tem linhas bastante proporcionais. Destaque para detalhes como grade fechada e faróis (com LEDs e acabamento pixelado) em formato “Martelo de Thor”, que não poderiam ficar de fora em se tratando de Volvo elétrico. Os arcos das rodas (20″) avantajados dão um ar mais esportivo ao SUV. Olhando de lateral, dá para notar a linha do teto inclinada em direção à coluna C, que é bem larga.
Atrás, lanternas traseiras divididas em duas partes. Uma fica nas laterais do vidro traseiro e, outra, mais abaixo, em formato C. Ademais, a traseira (alta) também leva uma espécie de aerofólio no topo da tampa do porta-malas (com 320 litros).
Sustentabilidade
Em nome da sustentabilidade, um quarto de todo o alumínio usado no carro é reciclado. No mais, cerca de 17% de todos os plásticos do EX30, de componentes internos a para-choques, são reciclados. No interior, por exemplo, tecidos como jeans e linho fazem parte dos materiais reciclados e renováveis.
Por falar em interior, o carro vem com uma barra de som que vai de uma ponta a outra do painel – a primeira desse tipo em um carro. Assim, exclui a necessidade de alto-falantes nas portas. Os interruptores dos vidros estão no console central. E o porta-luvas sai do canto convencional e, no EX30, é colocado sob a central multimídia. O console central é customizável.
Em termos de tecnologia, o EX30 tem tela única de 12,3 polegadas com sistema Google integrado e a versão mais recente do sistema de infoentretenimento da marca. O equipamento reúne todas as informações e comandos a bordo. Nele, informações de direção (como velocidade e níveis de carga), são posicionadas com destaque na parte superior, com navegação, mídia e controles. São quatro tipos de interior disponíveis e cinco diferentes temas de iluminação ambiente.
Por fim, o EX30 vem com uma funcionalidade de chave digital. Isso facilita o compartilhamento do carro com outras pessoas. O aplicativo dedicado ao SUV contém serviços relevantes como carregamento até, por exemplo, encontrar o veículo em um estacionamento movimentado, trancá-lo e aquecê-lo. O modelo recebe atualizações de software over-the-air (OTA). Tem sistema de estacionamento (Park Pilot Assist) de nova geração, alerta de abertura de portas (para não chocar com ciclistas).
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