A Volvo está acelerando os negócios neste início de ano, e prepara o lançamento dos seus dois SUVs de topo de gama no Brasil. Um deles é o EX90, modelo inédito e 100% elétrico que promete chegar com força na disputa entre modelos a bateria de marcas premium. Já o XC90 é um veterano no mercado, mas acaba de receber uma atualização mais profunda para seguir brigador. Pois a dupla chegará junta ao País em abril. Os preços e datas para o início das vendas ainda serão anunciados.
O EX90 é a versão 100% elétrica e mais moderna do XC90. É como se fosse a nova geração do SUV de luxo de 7 lugares. Entretanto, diferente do que se imaginou uns anos atrás, a marca não vai largar mão dos híbridos ainda. Por isso, o XC90 recebe uma atualização para seguir por mais alguns anos no mercado. Essa “troca de pele” – “reskin” como dizem os suecos – virá sem mudanças no conjunto híbrido do tipo plug-in, mas com novidades na cabine, uma delas o novo multimídia de 11,2 polegadas, agora com estilo flutuante e software atualizado.

Como são os novos Volvo
Os dois SUVs naturalmente terão diferentes posicionamentos. O novo XC90 deverá permanecer na faixa de preço atual, que começa em R$ 621.950 na versão Plus e vai até R$ 675.950 na topo de linha Ultra. Enquanto isso, o inédito EX90 virá um pouco mais caro, já que é 100% elétrico e mais moderno. É possível que custe acima de R$ 700 mil, mas teremos que esperar a definição.

Esteticamente, o XC90 fica mais próximo dos elétricos da marca sueca, e apresenta nova dianteira e traseira, com faróis e lanternas redesenhados. Já o EX90 é uma versão tamanho família do EX30, atual campeão de vendas da montadora no Brasil. Ou seja, o SUV tem a frente com faróis “pixelados”, e a traseira tem lanternas divididas em dois blocos, também com LEDs fracionados, formando pequenos traços. O visual é bem moderno, enquanto o interior do EX90 é suntuoso e minimalista, com poucos botões e um grande multimídia central.

XC90 tem três versões
Neste relançamento, o XC90 conta com três versões disponíveis: Plus, Ultra e Ultra Dark. O SUV de 7 lugares basicamente mantém as medidas, já que não troca de plataforma – são 4,95 metros de comprimento e 2,98 m de entre-eixos, 1,76 m de altura e 1,92 m de largura. O porta-malas tem 640 litros com a terceira fila de bancos rebatida. Todas as versões trazem o mesmo conjunto híbrido que combina motor 2.0 turbo a gasolina e motor elétrico instalado no eixo traseiro. A potência combinada é de 468 cv e o torque máximo chega a 72,3 mkgf. A bateria tem 14,7 kWh e entrega alcance de 47 km em modo elétrico no padrão PBEV do Inmetro. Segundo a Volvo, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 5,3 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h.

Já o EX90 faz sua estreia em versão única, a Ultra Performance, com dois motores elétricos e tração integral. O SUV a bateria é um pouco maior que o irmão híbrido: são 5,03 m de comprimento, 2,98 m entre-eixos, 1,74 m altura e 1,96 m largura. O porta-malas leva 655 litros com os dois bancos do fundo rebatidos. Por fim, o conjunto elétrico promete desempenho forte: os dois motores geram juntos 517 cv de potência e 92,8 mkgf de torque máximo, com tração também integral. Além disso, a bateria tem capacidade de 111 kWh e fornece autonomia para 600 km no ciclo global WLTP – o Inmetro ainda vai aferir o alcance no Brasil. Com este conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!