Atual líder de vendas no segmento de SUVs premium, a Volvo tem planos ambiciosos para suas operações no Brasil. Disposta a expandir as vendas, que no ano passado renderam 5.200 carros, a marca sueca quer fechar 2023 com o dobro do volume, ou seja, dez mil unidades. Para o próximo ano, a meta é ainda maior, de vinte mil carros no País. Para isso, duas novidades da Volvo estão a caminho. Um SUV menor que o XC40 e C40 está pronto e tudo indica que ele aparecerá no Salão de Milão, na Itália, em 16 de junho.
Trata-se do EX30, possível nome do utilitário compacto que terá proposta urbana, e será posicionado como modelo de entrada da marca. Pensado para atrair um público mais jovem, o SUV deve desembarcar no país no primeiro bimestre de 2024, mas sua pré-venda começa já esse ano. Em matéria de dimensões, ele não será muito menor que o XC40, por exemplo, que mede 4,44 metros.
Novo SUV da Volvo será porta de entrada da marca
No entanto, o novo SUV compacto da Volvo deve se enquadrar no tamanho de outros modelos à venda no País, como Hyundai Creta e Honda HR-V. A aposta está em um melhor aproveitamento de espaço, já que a plataforma do modelo já nasceu elétrica, economizando espaços que seriam comuns aos modelos a combustão, por exemplo. Além disso, isso se traduz em maior espaço para cargas, já que o tradicional compartimento do motor também virará um porta-malas.
Em matéria de visual, por exemplo, o modelo não fugirá da linguagem de desenho da marca. Detalhes como o capô longo e alto estão presentes, bem como também as lanternas em LED, que lembram muito o irmão maior XC40. Projetado para ser menor e mais barato, o modelo deverá ajudar a marca a dobrar sua meta de vendas em 2024.
O modelo, que terá fabricação na China, ainda não tem preço definido, mas é possível especular um valor. Sendo posicionado abaixo do XC40 Recharge, podemos esperar algo entre R$ 250 mil a R$ 300 mil. O que, por sua vez, o coloca em posição vantajosa se comparado a outros concorrentes premium não-elétricos, como o BMW X1, por exemplo.
Sob o capô, ainda não se sabe o que deve mover o novo Volvo, mas é esperado um conjunto elétrico que esteja próximo do próprio XC40, por exemplo. No entanto, é esperado que a tração seja dianteira, com possibilidade de tração integral em versões mais caras, uma vez que motores elétricos podem ir parar no eixo traseiro. Também não há informações sobre sua autonomia, mas espera-se que seja próxima dos 300 km, algo que seus irmãos maiores também entregam.
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