A Volvo está lançando no País duas versões do XC60 com motor turbodiesel. A D5 Momentum parte de R$ 275.950 e a D5 Inscription, de R$ 289.950 – esses preços são, respectivamente, R$ 30 mil e R$ 20 mil mais altos que os dessas opções com propulsor a gasolina.
O 2.0 turbodiesel é o mesmo quatro-cilindros de 235 cv que equipa o XC90, “irmão” maior do XC60. O câmbio é automático de oito velocidades e a tração é integral permanente. A novidade faz parte da linha 2019 do SUV, que passa a vir da China e recebeu novos itens de série.
A versão Momentum incorporou sistema de condução semiautônoma, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e painel virtual com tela de 12,3 polegadas (a anterior tinha 9”). A Inscription ganhou bancos de couro perfurado com ventilação, apoio para as pernas e suporte lateral. Os dianteiros têm ajustes elétricos com memória.
O SUV também passa a vir de fábrica com assento de elevação. O recurso é voltado às crianças que já abandonaram a cadeirinha, mas não têm altura suficiente para garantir o ajuste ideal do cinto de segurança.
+ Curta o Jornal do Carro no Facebook
+ Volvo XC40 encara o veterano Audi Q3
Suavidade
Na campanha publicitária de lançamento, a Volvo se refere à nova opção do XC60 como “o diesel de black-tie”. A definição é apropriada. O SUV se destaca pelo conforto e a suavidade de funcionamento. A suspensão tem acerto macio. O quatro-cilindros trabalha em silêncio e quase não se notam as trocas de marcha.
Essa sobriedade se repete na cabine, que traz revestimentos de couro de boa qualidade e partes de plástico que não comprometem a sensação de requinte. Os assentos são anatômicos e o interior é amplo, mas o apoio de braço central no banco traseiro reduz o conforto para um eventual quinto ocupante adulto.
O novo 2.0 turbodiesel garante desenvoltura ao XC60. Na cidade, permite uma condução branda e, como o torque máximo fica disponível a partir das 1.750 rpm, basta pressionar o pedal do acelerador com firmeza para essa docilidade rapidamente dar lugar à esperteza.
O modo Dynamic, acionado por seletor giratório no console, deixa as respostas de motor e câmbio mais esportivas. Com a novidade, a Volvo pretende ampliar a participação do XC60 no segmento de 24% para 30% em 2019. A marca informa que 22% dos SUVs vendidos no País têm motor a diesel.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido: R$ 289.950
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, turbodiesel
Potência (cv): 235 a 4.000 rpm
Torque (mkgf): 48,9 a 1.750 rpm
Câmbio: Automático, 8 m.
0 a 100 km/h: 7,2 segundos
Comprimento: 4,68 metros