Xpeng Mona M03
Xpeng/Divulgação

VW e Xpeng assinam acordo para lançar carro elétrico barato em 2026

Após comprar quase 5% da Xpeng, a VW se une à marca chinesa para construir uma nova arquitetura para elétricos, mirando o mercado local

Por Rodrigo Tavares 24 de jul, 2024 · 3m de leitura.

A marcas VW e Xpeng desenvolverão juntas uma nova arquitetura elétrica e eletrônica, para novos modelos elétricos fabricados na China, pela VW. Em um acordo feito pelas duas marcas, dois centros de projeto nasceram em Guangzhou e Hefei, permitindo que engenheiros da VW e da Xpeng trabalhem juntos nos novos sistemas, por exemplo.

Assim, espera-se que o primeiro veículo utilizando a nova arquitetura fique pronto em até 24 meses, Um ano atrás, a VW adquiriu 4,99% da Xpeng, ao preço de US$ 700 milhões. A estratégia visava a consolidação da marca alemã no mercado chinês, bem como a futura construção de dois novos elétricos para a marca.

Contudo, em abril, revelou-se que a nova arquitetura cortaria custos, em parte devido à sua exigência de 30% menos ECUs. Além disso, ela também permitirá a implementação mais rápida de funções avançadas de direção automatizada e fornecerá suporte para atualizações over-the-air. “O rápido progresso na cooperação próxima entre o Grupo Volkswagen e a XPENG destaca o grande potencial desta parceria”, afirmou o membro do conselho da Volkswagen, Ralf Brandstätter.


Volkswagen Group/Divulgação
Volkswagen Group/Divulgação

“Com o desenvolvimento conjunto de uma Arquitetura E/E altamente moderna, na qual ambos os parceiros contribuem com sua experiência tecnológica, estamos agora dando o próximo passo juntos. A partir de 2026, todos os veículos totalmente elétricos da marca Volkswagen na China contarão com esta arquitetura muito potente e eficiente”, concluiu o executivo.

Dois modelos elétricos médios da VW nascerão da parceria

Por fim, esperam-se dois novos modelos médios utilizando a nova arquitetura elétrica, sendo um deles um SUV. A China Main Platform (CMP) está sendo co-desenvolvida pela Volkswagen China Technology Company, SAIC Volkswagen e FAW-Volkswagen e será usada para modelos mais acessíveis. Assim, incluindo pelo menos quatro veículos VW menores, por exemplo.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Scania e John Deere 100% a biodiesel entram na frota da Amaggi