Seis meses após ter a produção encerrada na fábrica de Taubaté (SP), o veterano Gol sai definitivamente do site brasileiro da Volkswagen. Em seu lugar, agora a marca oferece o Polo Track, versão mais simples do Polo feita sobre a plataforma MQB, mais moderna que a arquitetura do Gol. Afinal, o velho hatch precisaria de investimento e ajustes para receber o controle eletrônico de estabilidade (ESC), que passará a ser obrigatório nos carros novos em 2024.
Seja como for, o antigo carro popular sai de oferta com ótimos números. De acordo com o último boletim da Fenabrave, os estoques garantiram o Gol entre os hatches mais vendidos de 2023 no acumulado até abril. Isso evidentemente vai mudar logo, com a linha Polo cada vez mais forte. Na primeira quinzena de maio, o Polo Track e o Polo 2023 já aparecem como vice-líderes de mercado, atrás do Chevrolet Onix e à frente do Hyundai HB20.
Gol vendeu mais de 8 milhões de unidades
Ao logo de mais de quatro décadas, o VW Gol conquistou o coração dos brasileiros e chegou a vender mais de 8 milhões de unidades. Para se ter uma ideia, liderou os rankings por 27 anos consecutivos – de 1987 até 2014, de forma ininterrupta. Além disso, foi o carro mais produzido e exportado do Brasil.
Mesmo com o fim da produção, o Gol não partiu silenciosamente. O compacto ganhou uma série especial de despedida com o nome Last Edition. Esta teve apenas mil unidades produzidas, todas com motor 1.0 MPI flex de 84 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. O conjunto, inclusive, é o mesmo já disponível no modelo. A edição, de acordo com a VW, esgotou rápido, mesmo com preço de R$ 95.990. Relembre aqui a história do Gol.
O mesmo motor 1.0 permanece vivo no Polo Track, que passou a ser o Volkswagen mais barato. O hatch mantém o estilo clássico da marca alemã e parte atualmente de R$ 81.370. Ou seja, está longe de ser um dos carros mais acessíveis do País como, por exemplo, o Renault Kwid e o Fiat Mobi, que têm tabela inicial de R$ 68.990.