Você está lendo...
Executivo da Toyota confirma Hilux e SW4 híbridos em 2024
Mercado

Executivo da Toyota confirma Hilux e SW4 híbridos em 2024

Toyota planeja versões híbridas para os modelos Hilux e SW4; especula-se que conjunto elétrico fará par com motorização 2.8 turbodiesel

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

17 de mai, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

consumo
Hilux e SW4 são as próximas a receber motorização híbrida na Toyota
Crédito:Toyota/Divulgação

A Toyota segue firme no plano de eletrificar seus automóveis, e o movimento finalmente chegou nos modelos médios. A tecnologia híbrida equipará a Hilux a partir do próximo ano, segundo Leon Theron, vice-presidente de vendas da marca na África do Sul. A informação é do site sul-africano Car Mag.

Ainda não há detalhes sobre como será a tecnologia na picape, mas espera-se que a Hilux ganhe sistema híbrido leve. Assim, terá um pequeno gerador que serve como alternador e carrega uma bateria auxiliar de 48 volts, mas não move o veículo. O conjunto entrega energia em momentos específicos, como mais potência em ultrapassagens, por exemplo.



Toyota terá Hilux híbrida turbodiesel

Toyota SW4 (KRPIX/ESTADÃO)

Publicidade


Entretanto, o sistema híbrido da Toyota Hilux não terá a mesma eficiência de um híbrido completo, como no Corolla sedã e Cross, ou do tipo plug-in, que recarrega em tomadas. Mas os números de emissões e consumo serão melhores que o das versões tradicionais a combustão. Seja como for, o conjunto híbrido da picape também equipará o SW4. E rumores indicam que a dupla vai manter o motor 2.8 turbodiesel, que receberá ajustes para ficar mais “limpo”.

Ainda assim, por conta da pouca informação disponível, não se sabe se a tecnologia híbrida chegará à família Hilux/SW4 nesta geração ou na próxima. A expectativa é de que a novidade acompanhe o uso de uma nova plataforma, feita para construção de cabine sobre chassi, a TNGA-F. Essa plataforma já se existe em veículos como a picape grande Tundra e os SUVs Land Cruiser e Sequoia, modelos disponíveis em outros mercados.

Em breve, a arquitetura chegará à nova geração da Tacoma, “prima” da Hilux no mercado norte-americano. Por fim, espera-se que Hilux e SW4 híbridos cheguem ao Brasil, onde os modelos estão entre os mais vendidos em seus segmentos.


Toyota Corolla Cross
Toyota já oferece no País versões híbridas em seus modelos (Toyota/Divulgação)

Aqui, a Toyota já oferece versões híbridas de Corolla sedã, Corolla Cross e RAV4. Assim, Hilux e SW4 são os próximos a receber a tecnologia. Inclusive, a divisão argentina da marca, responsável pela fabricação dos utilitários, deu sinais de que fará a versão localmente. Da mesma forma, a montadora japonesa confirmou que fará um novo SUV compacto com tecnologia híbrida no Brasil. O modelo deverá ser o novo Yaris Cross, revelado na Indonésia.

O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Montana Premier ou Fiat Toro Endurance? Veja o comparativo!
Deixe sua opinião