Mesmo longe do mercado nacional, o VW Golf continua com uma legião de fãs, e com um respeitável mercado na Europa. Por lá, o modelo ganhou uma versão de corrida, feita para disputar corridas de endurance, como as 24h de Nürburgring, na Alemanha. Chamada Golf GTI Clubsport 24h, a versão tem 348 cv, e será pilotado pela dupla composta pelo alemão Benny Leuchter e o sueco Johan Kristoffersson.
Com velocidade máxima de 270 km/h, o modelo de pista também correrá junto de outras três unidades do Golf GTI de primeira geração, mas destinados a outra categoria: as 24 Horas de ADAC Classic. Em breve, o Golf GTI de produção, apresentará novidades. Novos faróis de LED, com tecnologia IQ. Light, aerofólio e para-choques redesenhados fazem parte das adições, bem como a nova grade, agora iluminada em LED, por exemplo. O logotipo da marca também está iluminado agora.
Golf GTI Clubsport de rua tem 300 cv de força
Além disso, o novo GTI Clubsport, revelado ontem (31), tem novas rodas de 19″, que podem ser opcionalmente substituídas por outras, de mesmo tamanho, da Warmenau, que pesam apenas 8 kg cada uma. Por dentro, a novidade fica por conta da central multimídia, de até 12,9″, com Android Auto, Apple CarPlay e Chat GPT integrado.
O modelo também é o mais potente da linha Golf, com 300 cv de potência, e câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, de 7 marchas. Além disso, o GTI tradicional também ganhou potência, indo de 245 cv para 265 cv na reestilização, por exemplo. Entretanto, os preços do modelo esportivo ainda não foram revelados.
O que se sabe, no entanto, é que o modelo deve chegar ao mercado europeu no segundo semestre desse ano, antes da versão esportiva R, que deve ser mais potente que a Clubsport. Por fim, no mercado europeu, o GTI “normal” tem um novo preço base: 44.505 euros, o equivalente a R$ 247 mil, convertendo diretamente. É basicamente o que custa um Jetta GLi por aqui, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!