O hatch elétrico ID.3 foi lançado na Europa em 2019 como primeiro modelo da família de carros a baterias da Volkswagen. Quatro anos depois, o modelo ainda não estreou no Brasil, mas já muda no exterior na linha 2024. Por um lado, o novo VW ID.3 2024 foi simplificado, e perde parte da aura de veículo futurista, algo que certamente veio reduzir custos de produção. Mas, segundo a VW, o hatch recebe melhorias na refrigeração e na aerodinâmica.
Além disso, o Volkswagen ID.3 passa a ter acabamento de origem sustentável e até vegana, nova tendência entre fabricantes automotivos. Assim, as entregas começam já neste mês de março na Europa. Mas a marca ainda vai divulgar os preços. O hatch elétrico parte atualmente de 44 mil euros (o equivalente a R$ 244 mil na conversão direta e sem taxas). Este será o modelo que virá ao Brasil, junto com o SUV ID.4, na estreia da linha elétrica até 2024.
Visual de Polo GTS
Com as mudanças, a Volkswagen dá adeus à textura de favo de mel nos para-choques, coluna C e elementos de faróis e lanternas. Agora, para-choques são mais angulares e com fendas e tomadas de ar como os do Polo GTS, para melhorar fluxo de ar e ampliar autonomia.
De acordo com a VW, as aletas frontais se movimentam eletricamente, em função da velocidade, para mudar o fluxo de ar e refrigerar o radiador. Além disso, a barra de plástico na cor preto brilhante da base para-brisas foi retirada e faz o capô parecer mais longo.
Por sua vez, faróis e lanternas ganharam refletores para ampliar a iluminação do sistemas IQ.Light, que opera as 18 LEDs de forma individual. Já as lanternas traseiras têm novo arranjo interno, sendo que agora a parte que fica sobre a tampa de porta-malas passa a ser funcional.
Por fim, há uma nova cor de carroceria, verde metálico Dark Olivine, que parece mais convencional que o azul e branco “plastificados” de então.
Cabine vagana
De acordo com a VW, as mudanças da cabine são mais pontuais, mas todos os materiais usados têm certificação vegana, sem couro, nem resinas ou corantes de origem animal. Assim, painéis de portas e console central trocam o plástico duro por revestimento mais suave feito de microfibra chamada Artvelours Eco, com 71% de plástico reciclado em sua composição.
Seguem em uso as telas de 5 e 13 polegadas para painel de instrumentos e configurações do carro, mas com menus mais simples e que destacam sempre a autonomia das baterias. Também foi aprimorada a assistência semiautônoma ao condutor, que já trazia ACC, frenagem automática, sensores de tráfego cruzado e de ponto cego, leitura de placas de trânsito e de semáforos.
Agora, o ID.3 2024 troca de informações sobre trânsito e pista com outros veículos da Volkswagen num raio de 800 metros. O carro pode ainda esterçar ativamente o volante a partir dos 90 km/h, para mudar de faixa na direção da seta acionado pelo motorista.
O que não muda
De toda forma, a VW não deu sinais de ter trocado as teclas sensíveis ao toque das portas e console central por botões físicos mais fáceis de usar. As medidas também continuam iguais. O ID.3 tem 4,26 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 2,77 m de entre-eixos, com porta-malas de 385 litros.
Da mesma forma, permanece o motor elétrico junto ao eixo traseiro, que gera 150 kW (204 cv) e um torque de 31,6 mkgf, com tração traseira. São duas opções de bateria na Europa, de 58 kWh e 77 kWh, sendo que só essa primeira opção foi testada aqui no Brasil, com autonomia de até 456 km. A outra amplia o curso para até 546 km (ciclo WLTP), com recarga de até 80% em 35 minutos.