GTX. Esse é o sobrenome das versões esportivas dos elétricos Volkswagen. Agora, depois de ID.4 e ID.5, quem adota a nomenclatura é o hatch ID.3. As vendas começam, na Europa, nos próximos meses. Mas data e preços ainda não estão cravados. São, no total, duas variações de acabamento, a GTX e a GTX Performance.
Ambas, no entanto, vêm apenas com um motor elétrico no eixo de trás. Assim, para ficar ainda mais divertido, conta com tração traseira. Gera, no total, 286 cv. Já o GTX Performance dispõe de 326 cv. O torque é sempre de 55,6 mkgf. Ambos contam com bateria de 79 kWh (77 kWh na versão convencional) e, desse modo, preveem autonomia de aproximadamente 600 km com carga completa.
O GTX vai de zero a 100 km/h em 6 segundos e tem velocidade máxima limitada a 180 km/h. O GTX Performance, por fim, realiza a aceleração em 5,6 segundos e chega a 200 km/h.
As variantes esportivas, entretanto, vão além do gás extra. Mecanicamente, o ID.3 tem barras estabilizadoras mais rígidas, direção recalibrada e suspensão com sistema adaptativo (este último, apenas na versão topo).
Estética e outros detalhes
Esteticamente, o ID.3 GTX e GTX Performance têm para-choques redesenhados, luzes diurnas em formato de flecha, rodas de 20 polegadas e detalhes em preto brilhante. Ademais, vêm com difusor traseiro e saias laterais. Cores: branco Glaciar, cinza Moonstone, prata Scale, preto Granada ou vermelho Kings. O teto vem sempre em preto.
Do lado de dentro, oferece assentos esportivos com costuras em tom vermelho e estampas GTX nos apoios de cabeça. O volante também tem detalhes em vermelho. Na lista tem, ainda, novo sistema multimídia da VW, com 12,9″ e integração com ChatGPT. O seletor de câmbio migrou para a coluna de direção – originalmente, um seletor giratório no painel. A marca também apresentou a perua elétrica ID.7 GTX Tourer, que tem as mesmas mudanças do hatch e acrescenta uma pitada a mais de esportividade e bancos com microfibra, entre outras soluções.
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