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Toyota Yaris Cross atrasa, e estreia do SUV no Brasil fica para 2025
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Toyota Yaris Cross atrasa, e estreia do SUV no Brasil fica para 2025

SUV compacto da Toyota ficou para 2025; razão do atraso pode estar ligada ao escândalo de fraude sofrido pela Daihatsu ainda em 2023

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

10 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

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híbrido flex
Toyota Yaris Cross ficou para 2025
Crédito:Akbar Merchant/Autocar India

Um dos SUVs mais aguardados do momento não chegará ao mercado nacional, ao menos este ano. O Toyota Yaris Cross está confirmado apenas para 2025, segundo a montadora. O anúncio de investimentos de R$ 11 bilhões até 2030 trouxe também outra novidade: o fim das operações da fábrica de Indaiatuba (SP), transferindo a produção do Corolla para Sorocaba (SP), por exemplo.

Em um comunicado, a marca afirma que “desse montante [R$ 11 bilhões], R$ 5 bilhões já estão confirmados até 2026 e incluem a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, já anunciado no ano passado e com previsão de produção para 2025”. Nota-se que não se fala diretamente do Yaris Cross, entretanto.



Reprodução/Toyota
Reprodução/Toyota

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Isso significa um atraso na chegada do modelo, inicialmente previsto para esse ano. Um dos motivos para essa mudança nos planos, pode estar ligado ao escândalo relacionado a uma fraude nos testes de segurança do SUV, sofrido pela Daihatsu, subsidiária da Toyota. O projeto original do modelo pertence à marca, por exemplo. Isso resultou até em vendas suspensas no mercado asiático.

SUV compacto da Toyota será feito em Sorocaba (SP)

Toyota/Divulgação
Toyota/Divulgação

Seja como for, o SUV compacto será fabricado na planta de Sorocaba, beneficiada por um investimento de R$ 1,7 bilhão, que contempla a nacionalização do conjunto híbrido flex do modelo, feito em Porto Feliz (SP). O motor será um 1.5 aspirado flex, aspirado, de quatro cilindros e 16 válvulas, versão atualizada do que já equipa os Yaris sedã e hatch por aqui.


Posicionado abaixo do Corolla Cross, o terceiro híbrido flex da Toyota usará a plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas preparada para a eletrificação) da TNGA. Por fim, quando se fala em dimensões, o SUV terá 4,31 metros de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1,77 m de largura. As medidas são bem próximas às de um Hyundai Creta, por exemplo.

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