Aposentado no Brasil desde 2021, o Volkswagen Up! pode retornar de vez ao mercado global. O subcompacto da marca alemã saiu de linha na Europa em 2023, onde estava disponível apenas na versão elétrica. Seja como for, os planos da VW incluem um elétrico mais acessível para aumentar a competitividade. Dessa forma, como já é de conhecimento geral, trabalha no hatch ID.1 para ser o elétrico de entrada da montadora. No entanto, segundo a Autocar, a grande novidade é que o modelo pode ser batizado de Up!.
Mas não para por aí. Além do nome, é possível que o novo elétrico compartilhe algumas características com o antigo hatch. De acordo com o chefe de desenvolvimento técnico da VW, Kai Grünitz, o ID.1 “estará próximo do Up! no que diz respeito ao uso”. Aliás, a previsão é de que a produção comece nos próximos três anos. Ou seja, não veremos o modelo pronto antes de 2027. Além disso, a expectativa é de que o novo modelo elétrico da marca tenha preço abaixo dos R$ 100 mil na Europa.
O executivo chegou a citar o ID2all, que terá um custo próximo de 25 mil euros. Ou seja, cerca de R$ 134 mil. No entanto, afirmou que a marca precisa de um veículo ainda mais acessível. “Você precisa ter um carro menor que é mais acessível para uma base de clientes mais ampla. É por isso que estamos indo para os 25 mil euros para o ID2all e estamos investidos na fase de desenvolvimento de um veículo abaixo dos 20 mil euros – esta é a Volkswagen”, disse à Autocar.
VW promete preço acessível
Seja como for, o projeto do possível novo Up! elétrico vai contar com uma nova plataforma. Afinal, a VW pretende lançar o modelo com uma redução de custos significativa. Assim, de acordo com Grünitz, não será possível utilizar a base MEB Entry, do ID.2. O executivo ainda fala que os níveis de autonomia e funções de conectividade não serão os mesmos dos modelos elétricos mais caros. Segundo ele, é necessário um carro que atenda às demandas dos clientes “nessa faixa de preço”.
Com base nesse projeto, a VW vai reduzir algumas funções. Por exemplo, o ID.1 será equipado com capacidade para abastecer em estações rápidas de 200 kW. Além disso, pode não contar com o sistema de infoentretenimento, ou seja, o usuário poderia controlar os comandos pelo smartphone, por exemplo. Quando o assunto é autonomia, o executivo menciona a faixa dos 260 km, mesmo alcance do falecido e-Up!. Mas, o projeto ainda é um mistério. Então, resta esperar para ver como e quando a VW terá esse novo elétrico acessível.
O Jornal do Carro também está no Instagram!