Você está lendo...
Tesla Cybertruck tem autonomia menor que a divulgada antes do lançamento
Notícias

Tesla Cybertruck tem autonomia menor que a divulgada antes do lançamento

Picape foi testada em condições reais de uso e registrou cerca de 20% a menos de autonomia em relação ao divulgado pela Tesla

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

15 de jan, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

assinatura Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck tem carroceria de aço inox, mas enferruja
Crédito:Tesla/Divulgação

A autonomia é um assunto bastante sensível quando se fala em veículos elétricos, ainda mais quando determinado modelo rende menos do que o divulgado. A bola da vez é o Tesla Cybertruck, que após um teste realizado por um jornalista do canal Out of Spec, conseguiu um alcance elétrico menor do que o dito pela montadora de Elon Musk.

Antes de tudo, é importante dizer que não é a primeira vez que modelos da Tesla apresentam uma capacidade de alcance menor que o divulgado pela marca. Desta vez, um Cybertruck na versão Foundation, com dois motores elétricos e rodas de 20 polegadas foi submetido a um teste de condições reais de direção, utilizando uma carga completa de bateria. A informação vem do site Inside EVs.



Publicidade


Em uma transmissão de cinco horas de duração, o jornalista Kyle Conner carregou completamente o modelo, e deu início ao teste, realizado à noite no Texas, a uma velocidade constante de 112 km/h e temperatura ambiente de 7 graus Celsius. A picape foi dirigida até a completa exaustão da bateria, com apenas uma pessoa no carro, sem carga na caçamba, o ar-condicionado no low, e com o recurso Autopilot desligado, demandando ainda menos energia extra do modelo, por exemplo.

Ainda que o teste seja diferente do que o realizado pelo EPA (Agência de Proteção Ambiental) dos EUA, é possível distinguir entre os números apresentados. Assim, nota-se o valor de alcance de um elétrico, dirigido em situações reais de uso, sendo diferente dos testes do EPA, por exemplo. Alguns proprietários encaram o número oficial como algo incontestável, enquanto testes dessa natureza mostram números diferentes, que podem superar ou não o estimado pelo órgão.

Picape da Tesla roda menos do que o anunciado

Mega da Virada
Tesla/Divulgação

Segundo a montadora Tesla, um Cybertruck com motor duplo e pneus todo terreno, tais como o utilizado no teste, consegue rodar até 515 km com uma carga completa. Entretanto, o teste real feito pelo jornalista registrou que a picape ficou sem energia após 408 km. O alcance total não é ruim, mas permanece sendo 20,6% menor que o divulgado pela montadora.

Considerando as condições do teste, pode-se esperar uma redução de autonomia se a picape estiver carregando mais peso. Bem como rebocando algo ou mesmo em temperaturas mais baixas. Além disso, a maioria dos motoristas dirige com a bateria entre 20% a 90%, para proteger a unidade. O que também afetaria o resultado do alcance.

Seja como for, o uso de pneus “all-season” (para todas as estações) aumenta o alcance estimado do modelo para 537 km. Isso é mais do que o anunciado para o Cybertruck originalmente. Entretanto, considera-se difícil imaginar que apenas um jogo de pneus possa melhorar consideravelmente o alcance elétrico do modelo.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ora 03 Skin: como é o carro elétrico de R$ 150 mil da GWM

Deixe sua opinião